saneamento basico

Reuso de água em estudo na ADASA

O reuso de águas cinza (aquelas servidas nas residências para banho, lavatório, máquina de lavar) e maior utilização das águas pluviais pela população do Distrito Federal, em diversos usos, pode se transformar em alternativa econômica válida, diminuindo a demanda de água tratada para usos que não o consumo humano.

Técnicos da Superintendência de Serviços de Água e Esgoto (SAE) da Adasa, estudam o tema para apresentar proposta de regulamentação do assunto, levando em consideração caminhos que contemplem  alternativas para estabelecer soluções técnicas viáveis sem deixar de lado preocupação com a mitigação dos riscos potenciais.

A utilização das chamadas “águas cinzas” é uma prática usual em países onde há carência de recursos hídricos. É possível considerar que, no DF, em virtude de suas características geográficas, hidrográficas e da previsão de crescimento populacional o assunto deverá ser considerado tecnicamente nas previsões sobre o futuro do abastecimento de água.

Sem cuidadosa análise e regulação, a permissão do reuso das “águas cinzas” e  utilização de águas pluviais armazenadas tem o potencial de gerar riscos aos usuários, à prestação dos serviços públicos de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de manejo e drenagem de águas pluviais.

O estudo da Adasa, que está sendo coordenado pelo regulador César Augusto Cunha Campos, da SAE, prevê uma ampla participação da sociedade e dos agentes econômicos para ter como resultado final uma norma que contenha soluções viáveis sem deixar de lado preocupação com a mitigação dos riscos potenciais.

Para se chegar ao termo de uma Resolução, o estudo passará por crivos da sociedade, através de consultas públicas. O intuito é pontuar os temas que devem ser abordados, identificar as soluções possíveis, buscar contribuições da sociedade, e, por fim, estabelecer as diretrizes que serão seguidas pelo Regulador, quando da elaboração da Minuta de Resolução.

Após elaborar uma primeira versão da norma, a Agência submeterá a minuta a mais uma rodada de consultas públicas com a finalidade de aperfeiçoar seu texto e entregar para a população mais uma norma útil e necessária para garantir um bom futuro para o Distrito Federal.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Telefones: 3961-4909/4972
[email protected]

Últimas Notícias: