saneamento basico

Diretor da CAB Cuiabá fala sobre o legado da água

O mundo inteiro celebrou neste domingo, 22 de março, o Dia Mundial da Água, data dedicada a um bem essencial à condição humana e de valor incomensurável. Tomo a liberdade de pedir a você, morador de Cuiabá, que se junte a mim e a todos os demais 792 funcionários da CAB Cuiabá numa importante reflexão: O que cada um de nós, verdadeiramente, está fazendo em prol do consumo consciente de água em nossa cidade?

E mais: Qual é o caminho percorrido pela água, desde os Rios Cuiabá e Coxipó, até as torneiras de milhares de casas e famílias? Você sabia que o consumo de água diário por habitante em Cuiabá é de 458 litros quando a média considerada ideal pela ONU é de 110 litros e a média no Brasil é de 166 litros?

A CAB Cuiabá completa em abril três anos de trabalho na Capital mato-grossense com uma rotina diária e ininterrupta de esforços técnicos e compromisso com o cidadão. Ao assumir uma concessão de serviços públicos de água e esgoto que irá perfazer uma trajetória de três décadas, a CAB Cuiabá assumiu, indubitavelmente, um pacto com a sociedade cuiabana. Um pacto regido pela prestação de serviços de qualidade e profissionalismo no atendimento ao consumidor, 24 horas por dia.

Admitimos publicamente as dificuldades encaradas na operação dos serviços de produção e distribuição de água e de tratamento de esgoto. Igualmente, temos o orgulho em apresentar com total transparência a nosso maior cliente, o cidadão cuiabano – sendo ele “do pé rachado” ou “pau rodado” (expressões que aprendi ao me mudar para Cuiabá) -, todos os resultados alcançados até aqui, 22 de março de 2015.

A CAB Cuiabá atende hoje 195.539 residências. O produto que tratamos e distribuímos todos os dias, a água, chega às torneiras de 588.902 pessoas. De crianças a idosos, de donas de casa a profissionais liberais, professores, advogados, onde há um escritório, uma escola, uma empresa ou um lar, lá também está a CAB Cuiabá. A concessionária já atingiu o patamar de 28.211 novas ligações de água desde o início das operações, em 18 de abril de 2012. A cada nova ligação, passa a ser assegurado o acesso à água na torneira. Acesso a serviços públicos. Acesso a mais cidadania.

E para que a água percorra as tubulações Cuiabá afora até a sua casa, acredite, centenas de trabalhadores atuam cotidiana e continuamente, num complexo sistema de captação e tratamento (etapa que chamamos na engenharia de “produção”) e distribuição. Para aperfeiçoar os serviços de água da Capital, propósito maior do regime de concessão pública feito pela prefeitura de Cuiabá, a CAB Cuiabá já ampliou em apenas 3 anos em 208 quilômetros a extensão da rede de distribuição. É praticamente a mesma distância de nossa Capital até cidades como Rondonópolis e Cáceres.

Até o momento, já conseguimos mais que dobrar o universo de residências com abastecimento contínuo de água, índice que passou de 30% em março de 2012 para os atuais 75%, em março de 2015. A cada passo dado, a cada meta anual superada, a CAB tem reafirmado o compromisso de empreender um verdadeiro legado da água para Cuiabá. Cada integrante da equipe CAB Cuiabá sabe que ainda há muito a ser feito, compromisso de trabalho e dedicação que reforçamos ao comemorar o dia 22 de Março, Dia Mundial da Água.

 

Antonio Carlos Ribas Dallalana é diretor-geral da CAB Cuiabá

 

Fonte: Gazeta Digital

Últimas Notícias: