saneamento basico

Audiência Pública discute concessão de água e esgoto em Santa Maria

Na noite de segunda-feira (23), a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma Audiência Pública para tratar sobre a Renovação do Contrato de Concessão dos Serviços de Água e Esgoto do município. A preocupação da Comissão é ouvir a comunidade e evidenciar quais são os principais problemas que precisam ser reparados a fim de serem discutidos e colocados como possibilidade de inserção no documento.

O contrato atual da Prefeitura com a Corsan encerra no próximo ano, completando 20 anos de concessão. Se renovado, serão mais duas décadas de serviços prestados pela empresa, por isto, a importância em elaborar o documento junto com a comunidade. Segundo a vereadora Marta Zanella, este é um momento histórico para a cidade. “Como bióloga não posso me omitir dessa função. Precisamos trabalhar juntos e fazer esse debate com a comunidade”, ressaltou a vereadora.

Segundo o vereador João Chaves, há três opções para nortear a cidade. “Podemos manter e fazer a renovação, municipalizar ou terceirizar o serviço. A comunidade precisa entender sobre a importância dessas ações para contribuir com as escolhas feitas pelo município”, explicou o vereador.

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Santa Maria também foi tratado durante o encontro. Segundo o ex-funcionário da Corsan, Elias Pacheco, é preciso que todos tenham entendimento sobre o plano, que visivelmente apresenta problemas de elaboração.

O vereador Marcelo Bisogno ressaltou a importância de colocar uma clausula no contrato que permita o investimento na revitalização do Arroio Cadena. “Não podemos falar em meio ambiente sem pensar no Arroio Cadena, só existem projetos e nenhuma ação”, disse.

Durante a reunião, a população teve a oportunidade de participar e opinar sobre o tema. Entre as contribuições, a preocupação com a privatização e a má gestão dos gastos públicos. Os santa-marienses também solicitaram que a Comissão abra espaço para que outras entidades, como Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal do Meio Ambiente e centros de ensino, como a Unifra e a UFSM, possam contribuir com estudos sobre saneamento básico.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Daniel Diniz, “todas as contribuições serão colocadas em um documento que será entregue ao Prefeito Cezar Schirmer”, explicou. O relatório será entregue até o final deste ano para que o município tenha entendimento das necessidades da população.

Participaram da mesa de debate o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Cechin, o Vereador, Daniel Diniz (presidente da comissão), Vereador João Chaves (relator), Marta Zanella (vice-presidente) e os seguintes convidados: presidente do Instituto de Planejamento do Município (IPLAN), Francisco Severo, Engenheiro Luiz Fernando Pacheco (CACISM), Superintendente Engenheiro José Stein (CORSAN), Rogerio Ferraz (SINDAGUA).

Estavam presentes nas galerias do plenário os representantes do Procon, Corsan, 8° CREA, Conselho Municipal de Saúde, Caixa Econômica Federal, além dos representantes do bairros da cidade.

Com informações da Câmara de Vereadores

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »