saneamento basico

BA: Com 26 escolas paradas por falta de água, prefeitura decreta estado de calamidade pública

(Esplanada – BAHIA)  “É mais grave do que se imaginava”. Essas foram as palavras do Promotor Dario José Kist durante a audiência para definir a situação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa no município.

O pronunciamento sucedeu após o Prefeito Rodrigo de Castro Lima informar que decretou estado de calamidade pública, devido a suspensão das aulas nas escolas e dos serviços nos postos de saúde. Segundo o gestor, cerca de 26 escolas, incluindo das comunidades do Cumbe, Malhadas, Limões e Palame estão sem aulas, assim como vários postos de saúde e até mesmo o Centro Médico foram obrigados a suspender os serviços mediante a falta d’água.

De acordo com o Chefe do Executivo Municipal, em todas as circunstâncias em que faltou água, a Prefeitura disponibilizou vários carros pipas, o que teria custado aos cofres da prefeitura um valor de 150 mil. Ainda segundo o gestor, a atual conjuntura não permite gastos extras, portanto a necessidade de decretar estado de calamidade.

Afirmando não estarem a par da situação, os representantes da Embasa afirmaram que estarão tomando as medidas cabíveis para por fim ao problema.
Quanto a renovação do convênio de concessão, o Prefeito foi taxativo. “O município só ficará tranquilo em renovar a concessão depois que houver a regularização dos serviços”. Disse.
Para o gestor, a duplicação das adutoras, cuja obra ainda encontra-se em andamento será a solução para acabar de vez com essa celeuma da falta d’água.
A previsão para a conclusão da obra está prevista para março de 2015.

Da redação: Manuela Chagas

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »