saneamento basico

Conta de água em Uberlândia terá reajuste de 11,28% a partir de maio

A conta de água para casas, indústrias e comércios, em Uberlândia, ficará 11,28% mais cara daqui, exatamente, um mês, no dia 20 de maio. O reajuste sobre a tarifa para uso da água tratada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) foi anunciado, ontem, por decreto publicado no “Diário Oficial do Município (DOM)”. A elevação é pouco mais de um ponto percentual superior ao aumento que foi aplicado no mesmo mês do ano passado. Na ocasião, com autorização do prefeito Gilmar Machado (PT), o reajuste foi de 9,95% sobre os valores praticados na época.

O reajuste deste ano, conforme o decreto, seguirá a inflação oficial de 2015. Ou seja, está embasado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) naquele ano. O índice foi o único aprovado pelo Comitê Técnico de Regulação dos Serviços Municipais de Saneamento Básico (Cresan), antes de seguir para publicação por parte do Executivo.

Tarifas para outros serviços do Dmae em Uberlândia, como ligações de água e esgoto, também foram reajustadas no mesmo patamar pelo decreto municipal. Detalhes podem ser conferidos pelo DOM disponível no Portal da Prefeitura. Todas as adequações de valores só entrarão em vigor no mês que vem, porque é o prazo de carência de 30 dias estabelecido pelo decreto.

Fonte: Correio de Uberlândia
Foto: Cleiton Borges 14/01/2015

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »