saneamento basico

Contrato Corsan e a herança de Gediel

O contrato celebrado, na gestão passada, entre Prefeitura Municipal e Corsan, com aprovação da Câmara de Vereadores (com o voto contrario do Dr. Juarez e de Carlos Alvarim), teria sido interpelado pelo vereador Renan Bender da atual legislatura. ]

O Contrato reza, dentre outras, que haverá um acréscimo de 70% do valor da conta que cobra a água consumida (tirando as taxas), ou seja, aumento de 70% do valor que é registrado no hidrômetro para os usuários que tem esgoto conectado a rede de escoamento sanitário. Segundo a empresa, um 70% das casas em Quaraí contam com ligações de esgoto a rede coletora, e suas famílias têm que estarem preparadas para este aumento em suas contas de água.

O incumprimento de umas das cláusulas do contrato levou Renan Bender a reunir-se, em Porto Alegre, com o Superintendente da CORSAN, Sr. André Beltrão Finamor, tratando entre outros da questão do esgotamento sanitário da cidade Quaraí, encaminhando reinvindicações dos munícipes e manifestando sua preocupação com o tema, pois, segundo diz, é de extrema relevância para a saúde pública.

Ao ser consultado a respeito manifestou que “tenho buscado identificar os locais de problemas, com esgoto a “céu aberto”, e tudo que trata do tema, estudo tecnicamente, pois estamos em uma fase crucial, com a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Quaraí. Por ter feito interpelação junto ao Superintendente Regional da Corsan, que a Companhia Riograndense de Saneamento Básico não havia cumprido com uma das partes do contrato, quando afirmei que pediria, com vereador, a quebra do contrato devido ao não cumprimento de clausula estabelecida, fui chamado a Porto Alegre para esclarecimentos. Também levei varias reinvindicações quanto a problemas específicos de esgoto a céu aberto, localizados em alguns pontos da cidade”.

Renan fala da questão política que envolve o tema, pois foi muito criticado por aprovar a taxa de iluminação pública e a relação entre as duas cobranças.

“Sempre afirmo que faço votos técnicos e estudo, detalhadamente, para fazê-los, por isso digo que, sem ser demagogo, toda taxa para coleta e tratamento de esgoto, há de ser paga, mas não nestes moldes; 70% de aumento, referente ao volume da água que passa pelo hidrômetro, vai pesar no bolso de nossos munícipes e passa longe de uma taxa de 3% de iluminação pública”.

“Penso que todos devem ter a dignidade de não conferir cunho político onde há objetivos coletivos, (menos política e mais ações se faz necessário para avançarmos com sociedade), principalmente, os integrantes do governo anterior que firmou este contrato com a Corsan e os vereadores que participaram da aprovação do mesmo, e, de minha parte, afirmo a sociedade quaraienses que estarei atento a todos os problemas da ordem de esgotamento sanitário (tenho conhecimento in loco do tema) e, no caso de não excelência deste serviço, dentro de minhas possibilidades, estarei pedindo o embargo judicial da cobrança desta taxa”, conclui o veterinário, Renan Bender.

 

 

Fonte: O Quaraiense

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »