saneamento basico

Copasa reajusta tarifa de água e esgoto em 6,18%

As tarifas de água e esgoto da Copasa serão reajustadas a partir deste domingo em 6,18%. Válida por um ano, a medida foi definida nesta sexta pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e abrangerá os cerca de 630 municípios mineiros atendidos pela empresa. A possibilidade de racionamento, em função da longa estiagem registrada nos últimos meses, não deverá afetar o abastecimento, segundo a agência.

De acordo com o diretor geral da Arsae-MG, Antônio Caram Filho, antes da criação da agência, instituída em 2008, os aumentos eram muito superiores aos índices inflacionários. “Há quatro anos trabalhamos com a mesma metodologia, como determina a lei, separando as despesas administrativas das administráveis, o que garante a aplicação de índices mais apropriados. Não faz sentido o IGP-M e ou índices específicos”, disse, lembrando que em 2013 houve redução da tarifa de energia elétrica, que puxou a tarifa da Copasa para baixo.

No período de maio de 2013 a abril de 2014, a inflação prevista é de 5,82% pelo INPC, de 6,49% pelo IPCA e de 8,35% pelo IGP-M, principais índices utilizados no mercado. O reajuste nas tarifas da Copasa, ainda segundo a Arsae-MG, foi fortemente impactado pelo recente reajuste das tarifas de energia elétrica, que provocou um aumento de 14,59% nesse item das despesas da Companhia.

Ao definir o índice de reajuste nas tarifas da Copasa, a Arsae-MG optou por aplicar a metodologia definida pela própria agência em 2011 e submetida a Audiência Pública. A agência argumenta que essa metodologia utiliza informações contábeis, gerenciais e de mercado da Copasa para apurar o efeito inflacionário nos diferentes tipos de custos do prestador e tem como objetivo principal manter o equilíbrio entre a capacidade de pagamento de usuários e a manutenção das condições para que o prestador oferte serviços com abrangência e qualidade.

Abastecimento. Ainda de acordo com Caram Filho, a Copasa trabalha com sistema integrado de abastecimento pronto a suprir a falta de água nos municípios atendidos pela empresa. “Trata-se de uma rede de sistemas independentes que permitem a integração imediata em caso de necessidade extrema. Esse pontos puxam a linha de outro município”, afirma.

Ele garante que os problemas enfrentados em São Paulo, onde se cogita até mesmo o “rodízio de água”, já adotado em outros municípios paulistas – que consiste na interrupção no fornecimento a determinadas localidades durante certos horários, justamente para levar água a outras áreas – dificilmente serão vividos pela população mineira. O aumento da tarifa de água será publicado na edição deste sábado do “Diário Oficial de Minas”.
Baixa renda pode ter desconto pela tarifa social

A “tarifa social”, que permite a famílias de baixa renda o acesso a serviços de abastecimento e de esgotamento sanitário com valores compatíveis à sua capacidade de pagamento, deverá beneficiar 834 mil famílias já cadastradas, segundo a Arsae-MG.

A ampliação do cadastro representa acréscimo de 163% no número de famílias beneficiadas. A tarifa social prevê reduções de até 40% nas contas de 20% das residências atendidas pela Copasa.

Para ter acesso à “tarifa social”, a família deve comprovar renda mensal por pessoa de menor ou igual a meio salário mínimo vigente. O cadastramento pode ser feito nas agências de atendimento da Copasa e o interessado deve ainda levar carteira de identidade, CPF, título de eleitor, Número de Inscrição Social (NIS), código familiar (que consta no documento denominado Folha Resuma Cadastro Único) e a última conta de água. Famílias que moram em apartamento também têm o direito ao benefício, desde que atenda aos critérios acima.

Fonte e Agradecimentos: http://www.otempo.com.br/capa/economia/copasa-reajusta-tarifa-de-%C3%A1gua-e-esgoto-em-6-18-1.822326

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »