saneamento basico

Crise hídrica avança e AESBE se reune para discutir soluções

A forte estiagem enfrentada desde o ano passado, somada às altas temperaturas da estação, piorou sobremaneira a situação dos reservatórios destinados ao abastecimento de água no país. O problema que antes afetava o Estado de São Paulo, agora atinge todo o Sudeste brasileiro e começa a pôr em alerta a região Centro-Oeste e a castigar ainda mais o Semiárido nordestino.

Para debater os impactos dessa situação, os gestores das Empresas Estaduais de Saneamento reuniram-se na tarde de hoje (27), na sede da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em Brasília. O clima geral era de preocupação com os graves efeitos da seca incidentes não só sobre a população, como também sobre os setores responsáveis pelo desenvolvimento nacional.

Os gestores decidiram por unanimidade unirem-se em torno desse assunto, a fim de levantar soluções e propor aos governos estaduais e federal ações mais efetivas. Para isso, nova reunião do colegiado será agenda para dar início à consolidação de algumas medidas.

Eleições na Aesbe – Ainda na ocasião, foi realizada eleição para recomposição dos quadros de vice-presidentes regionais e do Conselho Fiscal da Aesbe, desfalcados em virtude das mudanças originadas pelas Eleições Gerais de 2014. A renovação nos cargos de presidentes das Companhias Estaduais de Saneamento atingiu 20 dos 25 gestores das empresas associadas à entidade.

Foram conduzidos às funções de vice-presidentes regionais o presidente da Caer (RR), Danque Esbell da Silva, o presidente interino da Agespisa (PI), Raimundo Nonato Farias Trigo, o presidente da Deso (SE), Carlos Fernandes de Melo Neto, o presidente da Saneago (GO), José Taveira Rocha, a presidente da Cesan (ES), Denise Cadete e o presidente da Sanepar (PR), Mounir Chaowiche. Este último, foi eleito também o vice-presidente que responde em caso de ausência do presidente da Aesbe.

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos o presidente da Caesb (DF), Maurício Luduvice, o presidente da Cosanpa (PA), Luciano Lopes Dias e o presidente da Caema (MA), Davi de Araújo Telles.

Ao final da Assembleia, o presidente da Aesbe e presidente da Compesa (PE), Roberto Tavares, agradeceu a participação dos presentes e afirmou estar animado com as renovações ocorridas nos quadros de gestores das associadas. “Estamos com um time renovado. São pessoas que, com certeza, foram escolhidas pelo mérito, dedicação e vontade de estar defendendo a sua empresa.”. E concluiu: “Estou muito animado e acho que temos uma grande oportunidade de realizar um bom trabalho para o crescimento da Associação.”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Aesbe – Luciana Melo Costa
– See more at: http://www.aesbe.org.br/conteudo/10967#sthash.VFeYN4Ae.dpuf

Últimas Notícias: