saneamento basico

“Nova Cedae: um caso de sucesso na administração pública” é lançado pela FGV

A Fundação Getúlio Vargas lançou o livro “Nova Cedae – Um Case de Sucesso na Administração Pública”, em sua sede no Rio de Janeiro. A publicação teve orientação técnica de Ricardo Simonsen e traz análises de dez professores da Fundação– Irineu Freire, Joaquim Rubens Fontes Filho, Luis Alexandre de Paula Campbell, Luiz Carlos Duque, Manuela Fantinato, Margarete da Rocha Mohelský, Mauricio Costa, Milena Moares, Raquel de Almeida Pedro e Roberto da Costa Pimenta.

O livro faz um resgate histórico da Companhia de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae), contando sobre a reestruturação da empresa. O prefácio é assinado pelo presidente da Companhia, o engenheiro Wagner Granja Victer. é assinado pelo presidente da Companhia, o engenheiro Wagner Granja Victer.

A publicação trata sobre o planejamento estratégico da nova Cedae e conta o caminho escolhido para um alinhamento que mesclasse o tradicionalismo da qualidade do serviço e a renovação. Trazendo avaliações profissionais para explicar termos técnicos, os autores de preocupam em situar o leitor sobre como os conceitos acadêmicos foram aplicados com sucesso no caso da Cedae.

O livro fala também sobre gestão e governança. Após discorrerem sobre a evolução e os desafios demandados por todas as mudanças que visam um bem maior, os conceitos são novamente aplicados ao processo de reestruturação da Cedae.

Seguindo essa lógica, fala-se da importância da comunicação e do marketing na criação de uma nova identidade de marca. O valor da marca é meticulosamente abordado no livro. Em uma Companhia de influência e relevância, como a Cedae, a reestruturação deve se expandir para além das evoluções internas e chegar mais próximo da sociedade. Esta, que foi uma importante etapa para a Companhia, que está narrada no livro.

A gestão financeira e contabilidade também estão no livro. Os autores explicam como uma nova empresa é medida por números e, assim, contam para o leitor os desafios da Cedae para “recuperar o tempo perdido”. A infraestrutura e a tecnologia da informação, partes de extrema relevância para qualquer empresa, também ganharam um capítulo específico.

“Engenharia e qualidade” é o capítulo que trata sobre uma das principais características da Cedae. Mostrando a relevância de montar uma equipe promissora e capacitada, o livro conta o caminho escolhido pela empresa para sua reestruturação. A gestão jurídica e a base das operações corporativas também são detalhadas na obra.

Outro ponto forte da Cedae é a área de recursos humanos. Assim, a obra trata da gestão do RH nas empresas públicas, introduzindo o leitor à importância do tema. Em seguida, falando do caso Cedae, o livro conta a transformação da cultura organizacional e a formação de novas equipes.

Por fim, a obra traz à tona um dos assuntos de maior repercussão nacional: a sustentabilidade. Os autores explicam a necessidade de cuidar do meio ambiente e de investir em projetos sociais dentro das grandes empresas. A Cedae investiu nisso e, através da obra, o leitor pode entender como foi realizado o processo.

Além das análises técnicas dos professores, a obra conta com entrevistas com Wagner Victer e Luiz Fernando de Souza Pezão, governador reeleito do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Conselho de Administração da Companhia.

Os artigos sobre Gestão Eficiente e Governança, inclusive, foram redigidos respectivamente pelo vice-presidente da Fundação Getulio Vargas, Sergio Quintella, e pelo diretor técnico da FGV Projetos, Ricardo Simonsen. A transformação da crise em oportunidade é o tema tratado por Fernando Avelino, presidente do Detran-RJ. Mauricio Costa, coordenador de Projetos da FGV Projetos, escreveu sobre a recuperação fiscal da Cedae, e João Paulo Villela, consultor e professor de Planejamento Estratégico e Planos de Negócio da FGV, sobre Reposicionamento de Imagem.

Para fazer o download do livro acesse: http://fgvprojetos.fgv.br/publicacao/nova-cedae-um-caso-de-sucesso-na-administracao-publica

Últimas Notícias:
Secagem Solar Lodo

Secagem Solar de Lodo

Na grande maioria das estações de tratamento de esgoto (ETEs), o lodo biológico é o resíduo sólido gerado em maior quantidade, sendo responsável por um dos maiores custos operacionais, devido principalmente aos serviços de transporte e destinação do material.

Leia mais »