saneamento basico

SAAE de Nova Russas pode ser extinto

Criado no governo Ozéas Carlos Pinto há mais de meio século o Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Nova Russas corre o risco de ser extinto.

Sei que vou tratar de um tema complexo, que muitos vão discordar, mas tenho um compromisso com a minha consciência e com mais ninguém. Uso de um dito popular para exemplificar: é mais fácil eliminar o animal do que o carrapato.

O carrapato que me refiro é o político que suga esta empresa com funcionários fantasmas, desvio de recursos e outras mazelas. Digo isto sem ter medo porque conheço muito bem aquela empresa da qual me orgulho de ter dirigido.

Sinto-me no dever de mostrar o que vai acontecer caso seja concedido à Cagece a administração do sistema de água e esgoto da cidade. Em primeiro lugar teremos o fim da “tarifa social” que contempla mais de 30% da população com tarifa reduzida de 5m3 (cinco metros cúbicos) penalizando o usuário de baixa renda, uma vez a Cagece não adota esta prática. Outra mudança que penalizará o consumidor de todas as categorias é a incidência da tarifa de esgoto que atualmente corresponde a 50% do consumo de água, enquanto sabemos que na Cagece este percentual é de 100%.

Não podemos admitir o pretexto da falta de água, até porque isto não existe. A quantidade de poços existente é suficiente para o abastecimento, se bem administrado como ocorre no vizinho município de Ipueiras. O que falta é investimento em equipamentos (bombas) que permitam a adequada exploração deste recurso, acabando com a subutilização com bombas mal dimensionadas desperdiçando grande quantidade do precioso líquido, sob a alegativa de que não dispõem de recursos.

Dito isto considero minha missão concluída como cidadão; a decisão, está nas mãos das autoridades constituídas.

Fonte e Agradecimentos: http://blogdoareton.blogspot.com.br/2014/08/saae-de-nova-russas-pode-ser-extinto.html

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »