saneamento basico

Saehol prepara terceirização dos serviços de água e esgoto

O Saehol(Serviço de Água, Esgoto e Drenagem Urbana de Holambra) está organizando a terceirização dos serviços de água e esgoto da cidade. O alerta foi dado pelo vereador Géza Árbocz(PSB) no decorrer da 26ª sessão ordinária da Câmara, realizada na segunda-feira, dia 13.

O vereador destacou a realização de audiência pública sobre a terceirização dos serviços que acontecerá no próximo dia 28 deste mês na sede do NAOTT. ‘Quero prevenir a todos que isto representará um aumento do pagamento da água e esgoto, se hoje achamos que pagamos muito por estes serviços vamos pagar muito mais se a terceirização passar’, avisou Géza. De janeiro a outubro de 2014 as despesas empenhadas pela autarquia seriam de aproximadamente R$ 999 mil.

O vereador do PSB conclamou a população a trabalhar em conjunto com os vereadores na questão da terceirização como forma de compartilhar responsabilidades futuras.

Sobra o que?

Géza leu na íntegra o cabeçalho do edital emitido pelo Saehol, que diz objetivar ‘a outorga da concessão para prestação dos serviços públicos municipais de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, incluindo a construção, operação e manutenção das unidades integrantes dos sistemas físicos, operacionais e gerenciais de produção e distribuição de água e coleta, tratamento e disposição final de esgotos, gestão dos sistemas organizacionais, comercialização dos produtos e serviços envolvidos, atendimento aos usuários bem como a prestação de serviços complementares no município da Estância Turística de Holambra’. ‘Por esse edital de convocação eu diria que o Saehol está sendo extinto por ele mesmo, passando tudo para terceiros. Porque não sobrou nada para ele fazer’, concluiu o vereador.

Mauro Sérgio(Serjão-SD) sugeriu que o superintendente da autarquia, Carlos Bernardi, seja convocado para dar explicações sobre o tema.

Contas de Água

O vereador Eduardo da Silva(Pernambuco-PSD) lembrou que a população vem reclamando sobre problemas na cobrança de água e disse ter conversado com o prefeito Fernando de Godoy e com o superintendente do Saehol a respeito: ‘discutimos o que temos que fazer para consertar o erro que está aí. Quem se sentir prejudicado que traga a cópia da conta de água para que as providências sejam tomadas, o povo não pode ser penalizado por um erro’, declarou.

Cidade Limpa

Pernambuco propôs ainda uma campanha contra a sujeira gerada por santinhos jogados nas ruas da cidade. Pediu a colaboração de todos os vereadores buscando a manutenção da limpeza em época de eleições: ‘A partir de hoje essa luta será incansável. Só desse jeito vamos conseguir ter uma Holambra limpa’, desabafou.

Cobrar para resolver

Mauro Sérgio(SD) lamentou o tratamento desrespeitoso dispensado por um médico da rede de saúde municipal a um paciente durante atendimento no último sábado e afirmou  já ter recebido anteriormente diversas reclamações sobre o profissional em questão.

Lembrou que existem no serviço de saúde de Holambra ‘muitas pessoas que desenvolvem um bom trabalho’ e destacou a atenção e educação do diretor da área. Valmir Iglecias. Porém, salientou que, caso o atendimento não seja satisfatório, o munícipe deve lutar por seus direitos: ‘É preciso cobrar todo dia, a responsabilidade das coisas funcionarem bem é de todos, é você denunciando, fazendo manifestação, procurando aquilo que é seu de direito. Sugiro que a gente se una, vamos cobrar’.

Pernambuco afirmou que já havia outras reclamações contra o médico citado por Serjão. De acordo com os dois vereadores, o médico foi desligado de suas funções por ordem do prefeito Fernando de Godoy.

Plano Municipal de Educação

Géza Árbocz também fez considerações sobre o Plano Municipal de Educação. O vereador esteve presente à audiência pública realizada no último dia 11, quando a minuta do projeto de lei que trata do Plano foi apresentada. O texto ainda receberá sugestões. O vereador propôs um estudo conjunto com a colaboração de professores das redes municipal, estadual e particular e de cidadãos interessados em educação ‘para termos um projeto de lei que traga as diversas opiniões pertinentes a este importante Plano, pois Educação é a base para o futuro melhor de todos nós’.

Quando sinto que já sei

Géza enfatizou a importância do filme ‘Quando sinto que já sei’, apresentado no Espaço Cultural Terra Viva na última sexta feira, dia 10. O filme apresenta soluções interessantes de administração de escolas públicas brasileiras, com os próprios alunos trabalhando na gestão dos estabelecimentos de forma inovadora. A obra pode ser vista gratuitamente no site http://www.quandosintoquejasei.com.br/  .

Vizinhos alertam

A Câmara de Holambra recebeu ofício do presidente da Câmara de Santo Antônio de Posse, vereador Alfredo Aparecido da Silva(SD), com cópia do relatório final da comissão que apurou irregularidades na licitação e contrato firmado entre a prefeitura daquele município e a empresa PRS Clínica Médica. O documento objetiva deixar  Holambra ‘ciente do esquema de corrupção envolvendo a matéria, a fim de evitar a propagação desta nefasta prática’. De acordo com a assessoria da Câmara do município vizinho, o relatório final produzido pela comissão apontou ‘fraude na licitação, falhas no edital e no contrato, adulteração de documentos, utilização de bens, servidores, serviços, materiais e insumos da administração para a prestação de serviços que deveriam ser executados e fornecidos exclusivamente pela empresa e desvio de dinheiro público, mediante o pagamento por serviços não prestados ou realizados em desacordo com o contrato’.

Últimas Notícias: