saneamento basico

Passagem alaga e moradores abandonam casas

Passagem Santa Brígida, em Belém, sofre com o período de chuvas. Sem saneamento no local, moradores improvisam obras.

Nesta época de fortes chuvas, a Passagem Santa Brígida, no bairro Parque Verde, em Belém, sofre constantes alagamentos. Moradores tentam improvisar medidas paliativas para conter o problema, que prolifera mosquitos e já fez pessoas abandorem casas no local.

A família de Marcos Santos teve de deixar a casa após mais um alagamento ocorrido no último mês de dezembro. O irmão, esposa e duas crianças deixaram o local. “Toda a vez que eles saíam para trabalhar, quando voltavam, tava tudo revidado, a água tinha acabado com tudo. Eles saíram e procuraram um lugar novo pra viver”, diz.

“Carro não entra, viatura não entra, não entra nada. Morreu uma mulher porque a ambulância não conseguiu entrar”, conta Silvia teles, moradora

A área faz parte do loteamento Santa Esperança e, segundo os moradores, nunca teve saneamento básico. Eles mesmos usaram restos de material de construção para aterrar as ruas e compraram tubos, e abriram valas para que a água da chuva possa escorrer. Pontes são improvisadas para viabilizar o tráfego. Mas quando a chuva forte chega, tudo transborda. “Eu já cai. Na sexta feira, eu estava voltando do trabalho, e estava tudo alagado. Ratos, cobra, tudo aparece. Não tem onde as crianças brincarem. É na lama mesmo”, reclama a moradora Ivanilde Souza. O que a gente pede é, por favor, deem uma olhada aqui pra gente”, pede.

A Secretaria Municipal de Saneamento informou que uma equipe técnica vai ao local para visitar a passagem e programar serviços na área.

Fonte: G1
Foto: Divulgação/G1

Últimas Notícias: