saneamento basico

Sete sindicatos lançam Carta Aberta contra mudanças na Casan

Sete sindicatos de trabalhadores na área de saneamento, liderados pelo Sintaema e pela Intersindical, lançaram hoje uma “Carte aberta aos catarinenses”,em que se posicionam contra a mudança na presidência da empresa e vetam publicamente o nome de Vinicius Lummertz para o lugar do engenheiro Valter Gallina na presidência da empresa. O documento enfatiza que a estatal atravessa sua melhor fase e que precisa ser reorganizada com redução do número de diretorias.

Veja a íntegra:

“Em nome dos trabalhadores da CASAN, preocupados com o Saneamento Básico em Santa Catarina, manifestamos aqui, de forma preliminar, nossos protestos com relação as notícias veiculadas na imprensa que dão conta de uma possível substituição do presidente da CASAN, Valter José Gallina, por Vinícius Lummertz, defensor declarado da privatização que não tem compromissos e identificação com as bandeiras do setor de saneamento básico.

Refutamos de forma veemente esta articulação do Governador Raimundo Colombo, que em nosso entendimento, tem a clara intenção de credenciar um agente comprometido com a iniciativa privada para ocupar um cargo estratégico na CASAN.

Os exemplos que estão ocorrendo em municípios catarinenses onde a municipalização, via privatização, são altamente negativos com corrupção através de agentes de negócios, prefeitos, inclusive com prisões, população enganada e sem soluções de investimentos em saneamento garantidos.
Justamente agora que a CASAN dá sinais de início de revitalização com investimentos elevados de recursos e novos projetos de saneamento, não é admissível aceitar de forma passiva posicionamentos que tenham como objetivo o desmonte da CASAN, para inviabilizar uma empresa que vêm crescendo e retomando o seu rumo certo.

SABESP E A CRISE HÍDRICA

A SABESP (Empresa de Saneamento do Estado de São Paulo) entregou à iniciativa privada grande parte do capital da Empresa e hoje vive uma crise sem precedentes.
O lucro da SABESP que atualmente é distribuído aos acionistas privados seria suficiente para fazer as obras de transposição para abastecer a população da Grande São Paulo.

LUTAS E BANDEIRAS

O SINTAEMA-SC e a INTERSINDICAL há décadas vem travando inúmeras batalhas na defesa da CASAN pública, contra a privatização, por mais investimentos, por respeito aos direitos dos(as) trabalhadores(as), por uma gestão eficiente e democrática afim de viabilizar a universalização do saneamento básico em nosso Estado.
Num momento em que a CASAN está iniciando uma nova fase de sua vida institucional, de execução de obras emergentes no Estado, novos projetos de saneamento, com acesso as linhas de crédito internacionais, de parcerias com os municípios através dos Contratos Programas, mais do que nunca é necessário garantir-se a continuidade administrativa, de forma a se poder dar efetividade a esses novos projetos.
Esta dinâmica administrativa atual está conseguindo avançar nos trabalhos que tornam a CASAN de fato uma estatal pública e de qualidade, merecedora do respeito da população de Santa Catarina pelo seu empenho visando uma prestação de serviço de fato eficiente.

AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS

A CASAN necessita realizar mudanças urgentes que tenham como diretrizes: a) Promover uma reestruturação organizacional, reduzindo o número de diretorias e cargos comissionadas (com definição de perfil técnico para ocupação); b) Extinguir as terceirizações nas atividades fins da empresa; c) Profissionalizar a atual gestão com um planejamento estratégico competente.
Não é admissível aceitar de forma passiva posicionamentos que tenham como objetivo o desmonte da CASAN para viabilizar-se uma privatização predatória.

ÁGUA É VIDA, PRIVATIZÁ-LA É CRIME!
NÃO AO BALCÃO DE NEGÓCIOS!

SINTAEMA-SC (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e
Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina)

INTERSINDICAL DE NÍVEL MÉDIO E UNIVERSITÁRIO DA CASAN
Sindicatos dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina – SENGE-SC
Sindicato dos Administradores de Santa Catarina – SAESC
Sindicatos dos Técnicos Industriais de Santa Catarina – SINTEC-SC
Sindicatos dos Economistas de Santa Catarina – SINDECON-SC
Sindicatos dos Contabilistas da Grande Florianópolis – SINCÓPOLIS
Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina – SINDFAR

Florianópolis, abril de 2015.”

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »