saneamento basico

Sistemas de gestão de concessões brasileiro será apresentado nos EUA e México

O que as concessões de água, luz e gás de outros países tem o que ainda não temos ?

A Governança Corporativa é uma destas coisas. As concessionárias brasileiras, gradativamente, estão entendendo a necessidade de ser criado comitês para manter sua Governança Corporativa. Seja pela necessidade de valorização dos papéis de seus acionistas, seja por obrigações em seus processos de fusões e aquisições, seja pela responsabilidade junto à sociedade, cada vez mais conectada e ciente de seus direitos e deveres.

A maioria das empresas , atuantes no setor de água e saneamento,  ainda possuem soluções ditas como “caseiras” , para um mercado ainda não totalmente regulado. A Acqua Manager decidiu dividir seus esforços em três empresas, uma focada em soluções de gestão para empresas de Utilities, uma focada em soluções móveis para agilizar os serviços em campo (base de todas as empresas do setor), e uma exclusivamente focada para automação e telemetria. Todas integradas entre si, que permitem aos concessionários buscar além de notório conhecimento de seus universos comerciais e operacionais, melhorar sua eficiência energética e buscar novas fontes de receitas e de inovação.

Foi pensando assim , e aplicando estes conceitos em seus produtos e soluções, que a empresa ACQUA MANAGER Engenharia foi escolhida para ganhar o prêmio nacional de Inovação, dado pelo Centro USP de Inovação, e foi convidada para apresentar as soluções que usa no Brasil para as concessionárias mexicanas e americanas no próximo evento de inovação SPIN2014.

“Nossa empresa vê na integração com a Engenharia seu grande diferencial.  Nós continuamos acreditando no dueto: Engenharia e Governança. Afinal todas as concessionárias do setor são auditadas por empresas renomadas e tem na Engenharia seu principal alicerce. O prêmio USP Inovação 2014 e o convite para apresentar nossas soluções no México e Estados Unidos nos mostram que o que tem sido feito para as concessões brasileiras tem sido visto com bons olhos por concessionários de outros países. Podemos aprender muito com as empresas do exterior e auxiliar as empresas nacionais para que todas sejam cada vez mais eficientes e bem geridas”, afirma o Eng. Marco Oliveira.

O executivo tem razão quando menciona o fato da Governança Corporativa estar entre os manuais de boas práticas das concessionárias. No último relatório anual da AWWA, 67% das concessões fora do Brasil possuíam critérios claros de Governança, e mais da metade delas, segunda a própria AWWA, já demonstram suas práticas em excelentes resultados financeiros. Empresas como a Odebrecht tem usado cada vez mais os conceitos de governança corporativa nas escolhas de seus fornecedores e na publicação de seus resultados baseados neste princípio.

“Temos sido procurados por diversos operadores internacionais e fundos de investimentos que querem ingressar no mercado brasileiro de concessões. A concessão, a cada dia, assume mais e mais responsabilidades junto ao poder concedente e precisa ser mais transparente junto à sociedade. Uma fórmula nem sempre fácil para alguns, por mais óbvio que pareça”, relata o executivo.

O Prêmio USP Inovação, um dos principais do mercado brasileiro, contou com a participação de 170 empresas, apoio da Universidade de São Paulo, Governo Federal e Agências de Fomento.

Fonte: Agência USP, Midia News e Plano Assessoria

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »