saneamento basico

Volume poupado é igual a Guarapiranga e Rio Claro juntos

Desconto na conta economizou 180 bilhões de litros desde fevereiro de 2014. Balanço leva em conta clientes da Sabesp na Região Metropolitana de SP.

O bônus na conta de água para os clientes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na Grande São Paulo que reduziram o consumo já resultou na economia do volume equivalente à capacidade máxima dos sistemas Guarapiranga e Rio Claro. Segundo a Sabesp, de fevereiro do ano passado até junho de 2015, o desconto na fatura resultou na economia de cerca de 180 bilhões de litros.

O balanço foi divulgado pela companhia na terça-feira (28), a pedido do G1. O Guarapiranga tem capacidade máxima para 171,2 bilhões de litros e o Rio Claro, 13,7 bilhões de litros.
Durante a crise hídrica, o Guarapiranga passou a ser o principal fornecedor de água para a Grande São Paulo depois que o manancial passou o Cantareira em volume de produção.
O reservatório da Zona Sul da capital repassou, em média no mês de julho, 14,72 metros cúbicos por segundo. Já o Cantareira, o mais afetado pela crise hídrica, produziu 13,4 metros cúbicos/segundo.

O Sistema Cantareira, que abastecia 8,8 milhões de pessoas antes da crise, produz hoje água para 5,3 milhões de clientes. Já o Guarapiranga, que no começo de 2014 atendia 3,9 milhões de pessoas, hoje atende 5,6 milhões.

Em junho deste ano, a Região Metropolitana de São Paulo atingiu 83% de redução de consumo, a mesma taxa atingida em maio. O resultado é considerado o mais alto desde o início do programa. Segundo a Sabesp, o volume de água economizado em junho – 6 mil litros por segundo, em média – é suficiente para abastecer 1,9 milhão de pessoas por um mês.

Desconto e multa
O programa de bônus foi lançado em fevereiro de 2014 na Região Metropolitana de São Paulo e em maio do ano passado para cidades do interior paulista atendidos pela Sabesp. É oferecida bonificação de 30% para quem reduz o consumo em mais de 20%. Quem reduz o consumo entre 15% e 20% tem direito a bonificação de 20%. Quem economiza entre 10% e 15% ganha bônus de 10%.

A tarifa de contingência é cobrada dos clientes cujo consumo mensal ultrapassar a média apurada no período de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Fonte: G1

Últimas Notícias: