saneamento basico

Plano de Combate as perdas será implantado pelo PCJ

Foram assinados nesta quarta-feira, 23 de julho, no gabinete do Presidente do CBH-PCJ e PCJ FEDERAL, Gabriel Ferrato, contratos para elaboração dos planos de combate às perdas em 14 municípios das Bacias PCJ. Com um total de 315.401 mil habitantes beneficiados, os municípios terão seus planos elaborados em até 8 meses pelas empresas Novaes Engenharia e Construções LTDA com o contrato no valor de R$ 581.039,00 e atenderá os municípios de: Camanducaia, Extrema, Itapeva, Sapucaí-Mirim e Toledo, beneficiando em torno de 75.080 pessoas e a RHS Controls – Recursos Hídricos e Saneamento LTDA, responderá pelos municípios: Analândia, Ipeúna, Louveira, Rafard, Saltinho, São Pedro, Tuiuti, Valinhos e Bom Jesus dos Perdões com o valor do contrato estabelecido em R$ 1.300.650,00.

Ao iniciar a cerimônia, Gabriel Ferrato agradeceu a presença de todos e cedeu a palavra aos prefeitos, vices e representantes dos municípios presentes.

Participaram da reunião de assinatura dos contratos, o Diretor-Presidente da Agência PCJ, Sergio Razera, a Coordenadora de Projetos da Agência PCJ, Elaine Franco de Campos e o Secretário Executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti. Representando os municípios estiveram presentes o prefeito de Ipeúna, Ildebran Prata; o prefeito de Saltinho, Claudemir Torina; o vice-prefeito de Saltinho, Edilson Bressan; o vice-prefeito de São Pedro, Thiago Silvério da Silva; o prefeito de Valinhos, Clayton Machado; prefeito de Valinhos, Luiz Mayr Neto; o representante da prefeitura de Camanducaia, André Carbone; o prefeito de Rafard, César Moreira e o representante da prefeitura de Itapeva, Sidney José da Rosa, além de várias entidades de Piracicaba que prestigiaram a assinatura dos contratos.

Gabriel Ferrato comentou que, este é um momento importante para os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ. Nos últimos 20 anos, os Comitês têm se dedicado a um trabalho exitoso de tratamento de esgoto, sendo que os municípios das Bacias PCJ já atingiram, na média, 70% de tratamento de esgoto, sendo este o foco do trabalho dos Comitês PCJ nos últimos anos. A meta de 100% está sendo perseguida com um trabalho sério e deverá ser atingida nos próximos anos. E, um novo desafio se mostra agora, que é combater as perdas de água nas redes de distribuição. Vale lembrar que, por coincidência, estamos convivendo com uma estiagem atípica e o tema perdas de água sobressaiu, mas o tema já estava previsto na agenda de trabalho dos Comitês, que agora está priorizando os municípios menores que demandam recursos, inclusive para a contratação dos estudos, daí o aporte financeiro da Agência das Bacias PCJ.

A demanda da contratação dos planos de combate às perdas ocorreu, também, em função de uma pesquisa realizada pela Agência PCJ com todos os municípios das Bacias PCJ, a fim de levantar quais desses municípios não possuíam Planos Diretores para o Combate às Perdas em Sistemas de Abastecimento Público de Água. Após a compilação dos dados oriundos da pesquisa, foram computados 33 municípios nessa situação, sendo que 19 deles possuem concessão com a SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, e 14 são os próprios responsáveis pela administração dos serviços de abastecimento de água.

Diante disso, a Agência das Bacias PCJ realizou processo licitatório a fim de contratar empresas especializadas para a elaboração de Planos Diretores para o Combate às Perdas em Sistemas de Abastecimento Público de Água para os 14 municípios que respondem pelos serviços de abastecimento de água.

Os presentes planos serão desenvolvidos conforme consta do Plano de Aplicação Plurianual, PAP-PCJ 2013-2016, cujos recursos federais advém da cobrança pelo uso dos recursos hídricos.

As perdas e os desperdícios de água são fatores que comprometem significativamente os sistemas públicos de abastecimento de água, portanto, a busca contínua da diminuição destes fatores é uma variável estratégica, tanto para toda empresa pública que presta este serviço, como para o setor privado que também atua nesta área.

As atividades a serem implantadas, previstas nos Planos Diretores para o Combate às Perdas em Sistemas de Abastecimento Público de Água, tendem a contribuir consideravelmente com o decréscimo do índice de perda de água no município.

Assim, o retorno dos investimentos deverá ser rapidamente recuperado tendo em vista que a economia gerada no processo de tratamento e distribuição de água tratada será rapidamente percebida por todos, isto é, uma relevante parcela dos investimentos atualmente aplicados no processo de produção, poderá ser investida em outras finalidades, como por exemplo, melhorias do sistema atual.

As ferramentas gerenciais que serão obtidas em fim de plano permitirão aos executivos, administrar o sistema de abastecimento de forma cada vez mais otimizada, com qualidade e segurança nas decisões estratégicas, com reflexo imediato no atendimento à população e aumento da eficiência operacional.

Últimas Notícias: