saneamento basico

Estiagem faz agricultores reduzirem a irrigação em propriedades no DF

Os agricultores do Distrito Federal estão reduzindo a irrigação por causa da estiagem. Desde março chove muito pouco pela região.

A Estação Ecológica de Águas Emendadas é uma área do cerrado que fica em Planaltina, no Distrito Federal. Do Planalto Central brota a água que abastece as bacias hidrográficas do Tocantins/Araguaia, no Norte do país, e a Bacia do Prata, na região Sul. Na estação já foram catalogadas 33 nascentes.

Mas a unidade de conservação tão importante para o Brasil sofre com os impactos da estiagem. Houve grande queda do nível dos mananciais. Nos últimos cinco meses, praticamente não choveu na região.

Segundo a agência reguladora de águas, essa é a maior crise de recursos hídricos dos últimos 30 anos.
Desde o mês de agosto, a área irrigada de quase 20 mil hectares caiu 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Os produtores rurais se uniram à Emater e à agência de águas e montaram uma programação para retirar menos água dos córregos e rios da região.

A agricultora Solange de Brito, que tem uma chácara de 10 hectares em Brazlândia, planta hortaliças o ano inteiro e usa a água de um córrego para irrigar a lavoura. Com a pouca água do córrego, ela só e molha a horta uma vez ao dia. Antes eram duas vezes.

O córrego também passa pela propriedade do agricultor Ricom Ruthes, que planta legumes e verduras. Ele está intercalando os dias de irrigação.

Em outra área de Planaltina os agricultores não podem usar o pivô central. A água não chega aos canos. O agricultor Leandro Maldaner adiou o plantio de milho.

A Climatempo prevê que deve chover acima do normal na região entre os meses de outubro e dezembro.

Fonte: Globo Rural
Foto: Amanda Sampaio/G1

Últimas Notícias: