saneamento basico

Fitch Atribui Rating Nacional ‘BBB+(bra)’ à Proposta de Primeira Emissão de Debêntures da CAB Cuiabá S.A.

A Fitch Ratings atribuiu, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘BBB+(bra)’ (BBB mais (bra)) à proposta de primeira emissão de debêntures, com garantias reais, no montante de BRL179,5 milhões, da CAB Cuiabá S.A. (CAB Cuiabá). O prazo da emissão é de dez anos e os recursos serão utilizados para o pagamento de dívidas de curto prazo da companhia, contraídas para o pagamento da outorga de concessão para a prestação de serviços de fornecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso.
As debêntures serão garantidas pela CAB Ambiental S.A. (CAB) e pela PCT Participações Ltda., únicas acionistas da CAB Cuiabá, bem como pela Galvão Participações S.A. (Galpar), controladora indireta da CAB Cuiabá. A Fitch classifica a Galpar com o IDR (Issuer Default Rating – Rating de Probabilidade de Inadimplência do Emissor) em Moeda Local e Estrangeira ‘B+’ (B mais) e com o Rating Nacional de Longo Prazo ‘BBB+(bra)’ (BBB mais(bra)), todos com Perspectiva Estável. As debêntures contam, ainda, com garantia de penhor de ações e de direitos emergentes da concessão e com conta reserva.

 

Principais Fundamentos dos Ratings: O rating da emissão de debêntures da CAB Cuiabá reflete a força de crédito de uma de suas garantidoras, a Galpar. A CAB Cuiabá tem se beneficiado do suporte financeiro do grupo Galvão, com a expectativa de que a Galpar garantirá a totalidade da dívida da Cab Cuiabá, após a conclusão da emissão de debêntures programada e da emissão de dívida junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Se a emissão de debêntures não contasse com garantia da Galpar, seu rating seria posicionado abaixo da classificação atual.

 

A CAB Cuiabá se encontra na fase inicial de operações sob o controle da CAB, o que enfraquece o seu perfil de crédito. A empresa tem como desafios trazer a concessão para patamares de rentabilidade mais robustos e compatíveis com concessões maduras de água e esgoto privadas, por meio da redução de seu elevado volume de perdas de água e dos índices de inadimplência, além de melhorar os indicadores de cobertura, principalmente no que se refere à expansão da coleta e tratamento de esgoto. O perfil financeiro da CAB Cuiabá ainda pode ser considerado fraco, em função do fluxo de caixa das operações (CFFO) negativo, da elevada alavancagem financeira e baixa liquidez. Expectativa de Melhoria Operacional: A Fitch espera que a CAB Cuiabá seja, de alguma forma, bem-sucedida no aprimoramento de sua eficiência operacional e na expansão de suas atividades em bases sustentáveis, apoiada no positivo histórico da CAB em outras concessões, sendo este um importante grupo privado do setor de saneamento básico brasileiro.

 

O índice de perdas de 62%, em 2013, é bastante elevado, enquanto os índices de coleta e tratamento de esgoto de 37% e 26%, respectivamente, são reduzidos. À medida que a empresa avance nestes índices, a margem de EBITDA, que foi de apenas 13,6% no período de 12 meses encerrado em 30 de junho de 2014 (excluídos os efeitos da receita e do custo de construção da base do cálculo), deverá evoluir para patamares mais próximos aos de outras concessionárias privadas. Esta margem, embora reduzida, já é superior aos 8,1% apresentados em 2013 e 10%, em 2012. A capacidade de geração operacional de caixa da CAB Cuiabá também poderá se beneficiar do reajuste tarifário de 14,89% ocorrido em março de 2014. As demonstrações finaneiras de junho de 2014 não são auditadas.

 

Investimentos Devem Continuar Pressionando FCF: O fluxo de caixa livre (FCF) da CAB Cuiabá deverá permanecer negativo, ao menos nos próximos cinco anos, pressionado por elevados investimentos programados. No período de 12 meses encerrado em 30 de junho de 2014, o CFFO ficou negativo em BRL8 milhões, com os investimentos de BRL97milhões acarretando um déficit no FCF de BRL106 milhões. A expectativa é de que os investimentos totalizem BRL150 milhões em 2014. Permanência de Elevada Alavancagem: A CAB Cuiabá terá que gerenciar a migração de seus indicadores de crédito para patamares mais conservadores dentro da necessidade de captar novas dívidas para suportar investimentos nos próximos anos. A expectativa é de que a companhia adicione BRL223 milhões ao seu endividamento com a emissão de dívida de longo prazo junto ao BNDES (financiamento total estimado de BRL327 milhões), para apoiar seus investimentos até 2015. Ao final do período de 12 meses encerrado em 30 de junho de 2014, a relação dívida total/EBITDA era de 19,3 vezes, e a de dívida líquida/EBITDA, de 19,1 vezes.

 

A Fitch acredita que a alavancagem líquida da companhia deverá permanecer elevada e acima de 10,0 vezes até 2017. Positivo Alongamento da Dívida: A estratégia financeira da CAB Cuiabá de alongamento da dívida de curto prazo é fundamental para mitigar a reduzida posição de liquidez, a geração operacional de caixa ainda em evolução e a elevada alavancagem financeira. Ao final de junho de 2014, a dívida total da CAB Cuiabá era de BRL301 milhões, sendo BRL196 milhões concentrados no curto prazo, frente a uma posição de caixa e aplicações financeiras de apenas BRL4 milhões. A companhia deverá refinanciar integralmente sua elevada dívida de curto prazo a partir da proposta de emissão de debêntures, bem como captar recursos do BNDES para liquidar a dívida de mútuo com a CAB, no montante de BRL104 milhões, além de financiar futuros investimentos. Previsibilidade do Setor de Saneamento Básico:

 

O perfil de crédito da CAB Cuiabá se beneficia da perspectiva favorável para o setor de saneamento básico no Brasil e do baixo risco deste negócio, caracterizado por elevada previsibilidade de resultados e demanda resiliente, mesmo em cenários macroeconômicos adversos. A agência considera positiva a atuação da CAB Cuiabá, por meio de um contrato de concessão de longo prazo com o poder concedente, apesar do marco regulatório ainda pouco robusto e de possíveis dificuldades de implementação de reajustes tarifários, decorrentes do risco político inerente ao setor. Sensibilidade dos Ratings: Ações de rating, positivas ou negativas, deverão estar atreladas ao comportamento das classificações da Galpar.

Últimas Notícias: