saneamento basico

Foz do Iguaçu está entre cidades com melhor saneamento

Os investimentos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Foz do Iguaçu, nos últimos quatro anos, colocaram a cidade, do Oeste do Estado, entre as que conquistaram índices de saneamento acima da média nacional. Hoje, o serviço de coleta e tratamento de esgoto atende 72% da população urbana e 100% dos moradores bebem água tratada. No país, a média nacional de atendimento com água tratada é de 82,5%. A coleta de esgoto só chega para 48,6% da população brasileira e apenas 39% do esgoto coletado recebe tratamento.

Desde 2011, a Sanepar investiu cerca de R$ 68 milhões em novas obras e melhoria da infraestrutura. “A Sanepar tem profissionais qualificados para elaborar projetos, executar obras e operar o sistema. Isto garante aos moradores de Foz um serviço de excelência”, explica o gerente regional da Sanepar em Foz, Rodrigo Becker.

EVOLUÇÃO NO RANKING – Estes investimentos e indicadores explicam o avanço da cidade em 14 posições no ranking de saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil em 2015, em relação ao estudo publicado em 2014. Foz ocupa a 26ª posição entre as 100 cidades analisadas pelo Trata Brasil, que avalia os serviços de água e de esgoto. O último levantamento do Instituto foi feito a partir da análise dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base 2013.

FATOR DECISIVO – Para o prefeito Reni Pereira, a programação de investimentos acordados entre Sanepar e a prefeitura é garantia de desenvolvimento socioeconômico para a cidade. “Estes investimentos históricos da Sanepar em Foz, principalmente depois da renovação do contrato com o município, é um fator decisivo para atrair novos investidores”, conclui.

A construção de novos módulos de estações de tratamento de esgoto é um exemplo de planejamento, que tem o objetivo de dotar a cidade de estrutura de saneamento para a próxima década. Nos próximos dias, a Sanepar inicia a construção de mais dois novos módulos de tratamento nas estações Iate Clube e Beira Rio. Estas obras fazem parte da previsão de ampliação da rede de esgoto e do crescimento populacional da cidade.

A ampliação de um módulo de tratamento da Estação Jupira já está em fase final de execução. Ela foi projetada para atender ao crescimento da região norte da cidade, onde novos conjuntos habitacionais estão sendo instalados. Entre eles está o Conjunto Habitacional Grande Lago, cujas moradias serão entregues em breve.

ÁGUA TRATADA – Para manter a universalização do atendimento com água tratada, apesar da crise hídrica que afeta 11 estados brasileiros, a Sanepar instalou uma captação flutuante em Foz do Iguaçu. A estrutura permite a retirada de água do Lago de Itaipu, mesmo que ocorra variação no nível do lago em até 10 metros. Esta nova captação irá contribuir para garantir o abastecimento de água pelos próximos 10 anos.

Outro grande investimento foi a construção do reservatório de água tratada na Estação de Tratamento do Tamanduá, com capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água. Esta estrutura garante regularidade na distribuição de água aos moradores da região sul da cidade.

AVANÇO – Na classificação geral, entre as 100 maiores cidades, Curitiba ocupava a 9ª posição, agora saltou para o 5º lugar. Londrina, que ocupava a 13a posição no levantamento anterior, passou ao 4o lugar. Ponta Grossa era a 11a colocada quando considerados os dados de 2012. Com o novo estudo, ela subiu para a 8a colocação. Cascavel, que estava na 27a posição, agora ocupa a 11a. São José dos Pinhais estava na posição 61 e agora subiu para o 51º lugar.

 

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Últimas Notícias: