saneamento basico

Lama interrompe atividades de Usinas Hidrelétricas no Leste de Minas

Equipamentos que medem a qualidade da água são instalados no Rio Doce. Usinas de Baguari e Aimores estão com atividades suspensas.

Equipamentos que medem a qualidade da água do Rio Doce estão sendo instalados nesta segunda-feira (16) na Usina Hidrelétrica de Baguari, construída no leito do Rio Doce, em Governador Valadares (MG). O local está com as atividades suspensas desde sexta-feira (06), após rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Anteriormente, acreditava-se que as barragens Fundão e Santarém haviam se rompido, porém foi constatado depois que apenas uma se rompeu.

De acordo com Walter Leite, gerente geral do consórcio que administra a Usina, os trabalhos foram suspensos porque não havia informações sobre as substâncias presentes na lama, e nem se o os rejeitos eram abrasivos, o que poderia danificar a estrutura de Baguari. Os trabalhos serão retomados depois que for confirmado que a água com os rejeitos não oferece riscos para a operação da Usina, mas não há um prazo estipulado.

Ele explica que toda a água que entra, sai pelas turbinas ou vertedouros. Por isso, antes da operação ser restabelecida, será feita também uma avaliação do reservatório, patimetria dos resíduos sólidos, para avaliar se houve comprometimento.

Não há risco de desabastecimento, já que a Usina está interligada ao sistema nacional, ou seja, quando uma unidade para de operar, é suprida pela outra.

Usina de Aimores
Em nota, a Usina de Aimorés afirmou que está monitorando a situação da chegada da “onda” no Rio Doce, através dos boletins emitidos pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM e também com sua equipe de campo.  A assessoria afirma que neste final de semana a mancha foi observada no reservatório da Usina de Aimorés.

“As operações das turbinas, que geram energia elétrica, foram interrompidas de forma preventiva e permanecerão suspensas até que seja realizada uma avaliação dos impactos da passagem da onda de sedimentos pelo Rio Doce, na Usina de Aimorés”, informa a nota.

Da mesma foram que Baguari, a Usina de Aimorés é responsável pela geração de energia que é destinada ao sistema interligado nacional.

Fonte: G1

Foto: Ana Carolina Magalhães/Inter TV dos Vales

Últimas Notícias: