saneamento basico

Mais de 88% de empresas grandes adotaram medidas de economia de água em SP

Mais de 88% das empresas com grande consumo de água ouvidas em uma pesquisa disseram ter adotado medidas de economia de água no Estado de São Paulo.

O levantamento ouviu 642 empresas de todo o Estado, incluindo hospitais, lojas de varejo, supermercados e hotéis. As indústrias são a maior parcela dos entrevistados (42%).

No final de 2014, quando a mesma pesquisa foi feita com um número menor de empresas (137) o número de empresas com medidas de redução de consumo era bem menor. Naquela época, apenas 5% tinham algum plano de economia de água.

Para Rodnei Domingues, diretor do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Educação Continuada, que fez o estudo em parceria com um núcleo de estudos da Unicamp, o alto índice de empresas que adotaram as medidas e explicado pelo contexto de crise hídrica e risco de falta de água no Estado de São Paulo.

“No nosso ver, quando as organizações viram a possibilidade de falta de água começaram a projetar eventuais prejuízos. À partir disso, tomaram medidas de redução de consumo”, diz.

Segundo a pesquisa, 57% dos projetos adotados pelas empresas são de campanha de conscientização sobre o uso de água entre seus funcionários. Já 20% dos projetos são a adoção de sistemas de reúso de água, que dependem de obras e compra de tecnologia. Outros 9% são para captação da água da chuva e 8% para a construção de poços artesianos.

Entre os projetos citados pelas empresas, os que devem render maior economia de água são os de reúso de água. As empresas ouvidas esperam reduzir em média 47% de seu consumo com essas medidas.

Já com campanhas de conscientização, as empresas esperam reduzir 16% de seu consumo. Além disso, três em cada quatro empresas disseram ter diminuído seu consumo de água nos últimos 6 meses.

 

 

 

Fonte: Folha de S. Paulo

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »