saneamento basico

Marcus Vinícius será o novo Diretor Administrativo da CORSAN

Marcus Vinícius Vieira de Almeida, ex-prefeito de Sentinela do Sul e ex-presidente da FAMURS, assumirá no dia (29), a Diretoria Administrativa da Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN.

O convite partiu do governador José Ivo Sartori ao Partido Progressista para integrar o comando da estatal.

A presidência da companhia será exercida pelo renomado engenheiro Flávio Presser, que atualmente dirigia o Departamento de Água e Esgoto de Porto Alegre.

Marcus Vinícius, foi candidato a deputado estadual no último pleito, alcançando 23.090 votos, entre suas bandeiras esteve presente a defesa do municipalismo e eficiência na gestão do órgãos públicos.

Almeida, durante sua passagem pela FAMURS exerceu papel decisivo na adequação das prefeituras gaúchas às normas das leis de saneamento básico (Lei 11.445/2007 e Lei 12.305/2010), formalizando com Ministério das Cidades protocolo de intenções que viabilizou repasses para implantação dos planos municipais.

Ainda na FAMURS, em 2010, durante a Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (FIEMA), Marcus Vinícius deu inicio a formatação dos novos contratos de programas que CORSAN começou celebrar com as prefeituras, trazendo importantes avanços; algumas destas comunidades, como a de Camaquã, passaram a contar com um Fundo de Gestão Integrada, permitindo a realização de obras de drenagem urbana e até mesmo pavimentação.

Marcus Vinícius diz estar feliz e ciente da responsabilidade que esta nova missão impõe. “Sei o tamanho do desafio que temos pela frente, a CORSAN há muitos anos carece de um olhar mais municipalista e atento ás necessidades das comunidades.”

Está na hora de implantar no RS um novo ciclo virtuoso de eficiência e modernização administrativa nas estatais. A CORSAN é sem dúvida a mais forte das empresas públicas gaúchas, e pode, a curto e médio prazo, ser uma das mais fortes do país, oferecendo serviços de qualidade aos cidadãos”.

Atualmente a CORSAN é a 14ª maior empresa do estado, possui orçamento superior a R$ 1,9 bilhões, mais de 5 mil servidores e está presente em mais de 320 cidades gaúchas.

Na Direção Administrativa, além das atribuições basilares da área como gestão de pessoal, patrimônio, novas aquisições, e investimentos, Marcus Vinícius ficará encarregado do relacionamento institucional da companhia, promovendo permanente dialogo e ação com os municípios, investidores e órgãos públicos da esfera municipal, estadual e federal.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »