saneamento basico

Nova Câmara Técnica da ABES promove discussões e estimula iniciativas para melhoria dos serviços de saneamento ambiental

Promover discussões e melhorias dos serviços de saneamento ambiental, considerando as necessidades e expectativas de concessionárias, prestadores de serviços, poder concedente, clientes e sociedade. Este é o objetivo da Câmara Técnica de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes do Mercado de Saneamento, um dos diversos fóruns de discussões da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

Lançada durante o 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado entre 15 e 19 de setembro em Goiânia (GO), com coordenação de Samanta Oliveira e Juliana Almeida Dutra (coordenadora adjunta), a Câmara apresentou no encontro o Painel “Relacionamento e Prestação de Serviços” e lançou as premissas de sua atuação:

  • Disseminação junto aos diferentes públicos do saneamento de informações sobre qualidade de prestação de serviços, considerando impactos sociais, culturais e econômicos;
  • Promoção da integração entre os diferentes públicos envolvidos e impactados pelo setor;
  • Elaboração de instrumentos de forma ampla e participativa, buscando envolver o maior número de representantes – geográfica e institucionalmente – de todos os setores envolvidos;
  • Realização e disseminação de práticas de benchmarking;
  • Incentivo periódico à discussão sobre a temática da Câmara;
  • Gestão da qualidade do serviço x prazo x custos;
  • Estímulo à constante inovação sustentável;
  • Promoção da cultura de relacionamento com o cliente;
  • Desenvolvimento e capacitação de equipes na busca constante pela excelência;
  • Propostas e apoio à implantação de mecanismos de avaliação de resultados e acompanhamento da evolução.

A criação, pela ABES, desse ambiente para discussão da prestação de serviços não poderia ter acontecido em momento mais propício, com as questões relacionadas ao saneamento em evidência em todo o país, como ressalta Samantha Oliveira. “É um excelente momento para discutirmos iniciativas que melhorem cada vez mais o saneamento ambiental. O alcance dos objetivos traçados pela Câmara deve possibilitar a construção de uma visão única de qualidade de prestação de serviços no setor, que contemple diretrizes básicas a serem seguidas por todos os públicos envolvidos. Visamos também à atuação focada em alinhamento estratégico, social e ambiental e a promoção da melhoria contínua das práticas do setor”.

Segundo Juliana Dutra, diretora executiva da Deep – Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes, é fundamental promover a evolução da percepção da qualidade de prestação de serviços do setor. “A gestão de clientes é a base para um serviço de qualidade. Torna-se cada vez mais necessário aperfeiçoar este relacionamento rumo à excelência, através de mecanismos de avaliação e indicadores.”

Com esse objetivo, a Câmara promoverá, no segundo semestre, em Brasília, o Encontro Nacional de Prestação de Serviços de Saneamento 2014.
O encontro reunirá especialistas e profissionais de todo o Brasil para debater o tema “O futuro do saneamento ambiental: preparação do mercado de saneamento pós universalização. Mudança do padrão de pensamento: de engenharia e infraestrutura para prestação de serviços”.

Sobre a ABES
Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação com fins não econômicos que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias: