saneamento basico

Cetesb constata alteração em água de rio atingido por produto da Vale

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) informou nesta terça-feira (10) que concluiu parte das análises da qualidade da água do Rio Mogi, no trecho sob influência dos afluentes da Vale Fertilizantes, em Cubatão (SP), após o incêndio da última quinta-feira (5). De acordo com o relatório, apesar de algumas alterações, não houve impacto ambiental significativo na área.

Os resultados divulgados pela Cetesb apontam que as coletas feitas no dia do incidente registraram alterações na concentração de nitrogênio amoniacal, mas que não chegaram a causar mortandade de peixes ou impacto ambiental significativo no rio.

Além disso, a Companhia acrescenta que nos últimos dias não recebeu reclamações de vizinhos reportando mudanças em vegetação ou na água. Apesar disso, o monitoramento ambiental da região deve continuar.
Nos próximos dias técnicos da Cetesb farão novas coletas para verificar se passados mais de quatro dias do acidente a concentração já foi diluída.

Produto tóxico
O professor de Química e pós-graduado em Biologia Química pela Universidade de São Paulo (USP), Murillo Consoli Mecchi, ouvido pelo G1 no dia do acidente já havia adiantado que alguns problemas poderiam ocorrer na região por conta do incêndio. Além do impacto imediado já que as substâncias soltas na atmosfera causaram problemas como irritação nos olhos e na garganta, havia ainda o risco de contaminação nos rios.

“Quando é altamente aquecido, ele forma poluentes muito tóxicos, como óxidos de nitrogênio. Este é um composto poluente forte muito solúvel em água, o que facilita a contaminação na umidade do ar e no lençol freático, por exemplo”, explica.

Incêndio
O acidente ocorreu na tarde de quinta-feira e foi ocasionado por um incêndio na Unidade 2 da empresa, iniciado em uma correia transportadora. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve vazamento de nitrato de amônio e ácido sulfúrico na atmosfera, produtos considerados altamente tóxicos.

Fonte: G1

Últimas Notícias: