Copasa inicia obra para conter crise hídrica em Rio Paraopeba

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou nesta quarta-feira (1º) o início de obras de captação de água do Rio Paraopeba em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para enfrentar a crise hídrica.

De acordo com a Copasa, a intervenção pretende captar 5 mil litros de água bruta por segundo do Rio Paraopeba, que serão bombeados para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Manso. A conclusão das obras está prevista para a segunda quinzena de dezembro de 2015.

A companhia informou que o investimento total do governo de Minas Gerais é de R$ 128,4 milhões. Em janeiro deste ano, o governador Fernando Pimentel disse que o estado buscaria apoio do governo federal para medidas emergenciais, como esta de captação de água do Rio Paraopeba para o Rio Manso.

No último dia 23, a presidente da Copasa, Sinara Meirelles, afirmou que o mês de julho vai ser determinante para a decisão de racionamento no estado. A Copasa informou que, em maio, a economia de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte foi de 14,5%, enquanto a meta seria de 30%.

Apesar do esforço do governo em fazer com que a população reduza o consumo, as falhas no sistema de rede da companhia são responsáveis por quase 40% do total desperdiçado na Grande BH.

O Sistema Paraopeba é formado pelos reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores e, no dia 1º de julho, registravam níveis de 47,4%, 15% e 36,4%, respectivamente. O sistema atingia, na data, 35,5% de sua capacidade.

Além dos três reservatórios, que compõem o Sistema Paraopeba, o abastecimento na Região Metropolitana também é feito pelo Sistema Rio Das Velhas. Este não possui reservatório, e a captação é feita por meio de fio d’água. A vazão do Rio das Velhas, na última terça-feira (30), era de 15,3 m³/s.

 

 

 
Fonte: G1

Últimas Notícias: