saneamento basico

Senador Eduardo Amorim denuncia má-gestão da Deso

O senador Eduardo Amorim, do PSC, denunciou a má-gestão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) empresa responsável pela captação, tratamento e distribuição de água e pelo serviço de tratamento e coleta do esgoto.

Segundo ele, a administração equivocada ocasiona o desperdício de água, dinheiro e traz prejuízos para os bolsos dos consumidores e os cofres do estado, além de causar transtornos para os sergipanos.

O prejuízo da empresa saltou de R$ 12 milhões em 2007 para cerca de R$ 256 milhões em 2014, um aumento de mais de 2000%.

O que o senador não entende é por qual motivo esse desequilíbrio financeiro se a companhia cobra pelos serviços prestados e ainda recebe dinheiro do estado e da União para investir na ampliação das redes.

Eduardo Amorim questionou também a qualidade dos serviços prestados. Segundo ele, a ampliação da rede de esgoto perturba a vida dos consumidores, pois uma mesma obra precisou ser refeita por causa da má-execução.

O senador ainda lamentou que 60% da água é desperdiçada entre a captação, tratamento e sua distribuição aos consumidores, segundo dados do próprio governo de Sergipe.

— É muito alto o desperdício se comparado com o padrão internacional, que é em média de 15%. em países como o Japão, perdem-se apenas 2%. Diante dessas comparações, o que acontece em nosso estado é um verdadeiro descaso e absurdo. Um exemplo de uma má-gestão — lamentou.

 
Fonte: Cenário MT

Últimas Notícias: