saneamento basico

Criar soluções para resíduos sólidos será prioridade para Secretaria das Cidades do Piauí

O secretário estadual das Cidades, Fábio Xavier, falou sobre os planos e ações que pretende executar durante sua gestão, ele afirma que seu projeto inicial é a retomada de obras paradas e colocar em execução aquelas já contratadas, assim como, também, retomar os convênios que ainda estão à disposição da secretaria. “Nossa prioridade número um é essa, porque entendemos que não podemos deixar recursos do Estado parados, obras que estão iniciadas deteriorando com a ação do tempo. Precisamos retomar, terminar isso, porque já existe recurso público investido, terminar e entregar à sociedade, esse é o nosso objetivo central”.

Outro ponto a ser frisado pelo secretário é a questão dos resíduos sólidos, aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados. “Nós estamos trabalhando também na implementação do plano regional de resíduos sólidos e saneamento básico. Sabemos que isso hoje é um impeditivo até para o recebimento do recurso por parte dos municípios e do Estado. Então, o nosso objetivo central inicialmente são as retomadas das obras e trabalhar essa questão dos resíduos sólidos e saneamento básico”.

Fábio Xavier falou ainda sobre a visita do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, ao Piauí, que foi de fundamental importância para se começar o processo de solução para os resíduos sólidos e também o procedimento para iniciar o projeto de mobilidade urbana. “Nós apresentamos a ele (Eduardo Kassab), o pleito da questão da resolução do problema dos resíduos sólidos. Essa é uma vertente que a Secretaria das Cidades vai trabalhar juntamente com o Ministério das Cidades, e também a parte da mobilidade urbana no que tange à navegabilidade dos rios Poti e Parnaíba para transporte coletivo. Ele autorizou que iniciássemos o procedimento para a elaboração do projeto, nós pedimos um recurso e está em análise, em breve teremos o resultado do Ministério para que possamos construir o projeto e colocar esse plano em andamento”.

O secretário das Cidades garante que vai fazer o que tiver ao seu alcance para resolver a problemática dos resíduos sólidos, e que sua principal marca vai ser trabalho e desenvolvimento. “Estou determinado a trabalhar, enquanto estiver à frente do órgão, na resolução da problemática de resíduos sólidos. Acho que isso é um objetivo não só meu como de todos os piauienses, brasileiros e toda a população mundial. Estamos consumindo nossos recursos naturais e temos a obrigação de dar uma resposta à sociedade em relação a isso. Dentro dos meus limites farei o possível para que possamos encontrar uma saída, mesmo que inicial, para essa questão”.

Fábio Xavier explica o método que pretende utilizar para resolver a problemática. “Vamos organizar as cooperativas de catadores de lixo, as cooperativas que tratam das questões ambientais para que juntos encontremos uma saída para isso. Temos o plano em andamento, o plano regional de resíduos sólidos em aprovação no Ministério do Meio Ambiente, e vamos trabalhar juntamente com as prefeituras, com as instituições organizadas para que encontremos uma solução para esse problema que aflige o povo brasileiro e em especial as pequenas cidades do Piauí”.

O secretário destacou que o Estado tem poucos aterros sanitários e que esse problema gera outros como problemática na saúde. “Nós sabemos que temos muito poucos aterros sanitários nos municípios do Estado, temos muitos lixões que geram uma inconveniência. É um problema de saúde pública também, e precisamos todos juntos encontrar uma solução para isso. Então, o nosso objetivo de criar nossa marca é trabalhar a questão de resíduos sólidos, de forma a preservar o meio ambiente, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (futuramente) comandada pelo deputado Ziza Carvalho, com quem eu tenho excelente relação, e em breve marcaremos uma reunião de trabalho para que possamos dar andamento nisso”.

 

Fonte: Governo do Piauí

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »