saneamento basico

Equipamento instalado no MASP reduz consumo de água em até 40%

Na hora de economizar água, não são apenas as famílias ou as grandes empresas que adotam medidas para diminuir o consumo. Locais de grande fluxo de pessoas, como museus, também se adequam à nova realidade que a crise hídrica, que afeta especialmente o Sudeste do país, impõe.

No Museu de Arte de São Paulo, a instalação de equipamentos de redução de consumo permitiu a economia de mais de 40%, segundo a indústria de louças e metais sanitários Deca, que desenvolveu o projeto ProÁgua.

“O projeto desenvolvido no edifício do Masp possibilitou uma expressiva redução no consumo de água, passando de uma média de 1700 m3 (entre os meses de agosto de 2013 a maio de 2014) para 1171 m3 em junho, 998m3 em julho e 1032 em agosto de 2014. A redução de consumo nestes primeiros três meses após as ações foi de mais de 40%.

Com a economia gerada na conta de água, o retorno do investimento em produtos e ações foi de cerca de 6 meses”, disse Osvaldo de Oliveira Jr., coordenador de engenharia de aplicação da Deca e responsável pelo programa.

Para permitir a redução do consumo, foram feitas modificações nos banheiros, como a substituição dos mecanismos das válvulas de descarga convencionais para uma com volume constante de 6 litros por descarga e a troca das 37 bacias sanitárias antigas por bacias de 6 litros.

Também foram instaladas novas torneiras, sendo 40 do tipo temporizada, com fechamento automático e 5 do modelo que funciona com comandado por sensor. As válvulas dos mictórios também foram substituídas por outras com fechamento automático.

A instalação dos equipamentos também pode ser feita em casas. Segundo Oliveira Jr., a redução do consumo chega até 50%. “Mas, vale reforçar que, diferentemente do projeto do Masp, o ponto de atenção em apartamentos é o chuveiro, responsável em geral pelo maior consumo de água. Com a utilização de restritores de vazão constante nos chuveiros, arejadores nas torneiras e sistemas de descarga mais eficientes para bacias de 6 litros, a redução do consumo de água nos apartamentos pode ser ainda maior.”

 

 
Fonte: G1

Últimas Notícias: