saneamento basico

Especialista acha falha em projetos SAP

Um especialista internacional em segurança divulgou esta semana um problema crítico de segurança presente na maioria das instalações de soluções SAP Hana, plataforma de banco de dados em memória que é a grande aposta de futuro da multinacional alemã.

Segundo destaca o líder da empresa ERPScan, Alexander Polyakov, instruções padrão de segurança do Hana podem expor senhas e chaves de acesso da plataforma para cibercriminosos.

“Os criminosos podem usar chaves de acesso universais para descobrir senhas codificadas no sistema relacional e orientado por colunas dentro do Hana”, afirmou Polyakov.

De acordo com o especialista, muitos administradores não lembram que o Hana – que é uma tecnologia baseada em dados in-memory – possui dados armazenados em disco e não alteram as chaves de segurança para uma unidade chamada “hdbuserstore”, que registra senhas de conta e chaves de savepoints.

“Assim que se consegue acesso a esse arquivo (hdbuserstore) e o decodifica com a chave mestra do sistema, que é a mesma em toda instalação, é possível ter acesso a todas as senhas e chaves de criptografia. Depois disso, você tem acesso a todos os dados”, afirmou Polyakov.

Entretanto, de acordo com o site britânico The Register, o manual de instruções das aplicações SAP Hana sugere que após a instalação as chaves default de criptografia sejam trocadas.

Para complicar ainda mais o cenário, o especialista afirmou que de acordo com uma pesquisa da ERPScan, 100% dos clientes avaliados ainda usam a chave default do sistema para criptografar o arquivo hdbuserstore.

Segundo o especialista, a falha nas implementações de SAP Hana é um mais um exemplo de como cibercriminosos não precisam ir muito além das recomendações de segurança detalhadas nos manuais de práticas das empresas de TI para descobrir senhas-padrão.

“Chaves estáticas e algoritmos fracos de criptografia são um problema espalhado em diversas aplicações corporativas, tais como sistemas de gestão”, finalizou Polyakov.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »