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Moradores poderão solicitar à Prefeitura fiscalização de obras irregulares através do Whatsapp

Em uma iniciativa pioneira neste tipo de serviço oferecido por prefeituras, a Central de Atendimento ao Cidadão 1746 passará a utilizar o WhatsApp, aplicativo de mensagens, como canal de solicitação. Através do número 98909-1746, este novo serviço será disponibilizado pela Prefeitura do Rio exclusivamente para pedidos de fiscalização de obras irregulares – de crescimento tanto vertical quanto horizontal.

Assim como os cerca de dois mil serviços oferecidos pelo 1746, as denúncias via Whatsapp poderão ser enviadas, a partir desta quinta-feira (25/06), ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Sempre atento a novas formas de contato com o cidadão, o 1746 recorre a um aplicativo extremamente popular para simplificar e aumentar a comunicação de casos de difícil fiscalização. Com isso, estamos, mais uma vez, estimulando a participação do carioca na solução dos problemas da cidade. Hoje o poder público deve estar atento a todas ferramentas que incentivem a gestão colaborativa e participativa, e é o que a Prefeitura do Rio tem feito – explica o secretário e coordenação de governo, Pedro Paulo.

O novo atendimento irá abranger dos pedidos de inspeção de obras sem licença, embargadas e sem placas aos chamados “puxadinhos” até às comunidades. O atendimento valerá para áreas como comunidades e também para construções de classe média ou alta.
Loteamentos, construções em áreas públicas, construção de novas casas, com ou sem desmatamento, e obras em imóveis tombados: nada escapará à fiscalização – completa Pedro Paulo.
Entenda como funciona

Para fazer a solicitação, basta enviar mensagem pelo aplicativo Whatsapp para o número 98909-1746. O cidadão deverá enviar o máximo de informações possíveis que identifiquem o local onde foi observada a obra irregular. Para isso, recursos disponibilizados pelo aplicativo, como áudios e imagens poderão ser utilizados. Localizada a área da reclamação, os dados serão encaminhados à subprefeitura correspondente, que acionará, dependendo do caso, a secretaria municipal responsável, que pode ser Meio Ambiente, Urbanismo, Conservação ou Ordem Pública. O prazo para a vistoria será de dez dias corridos.

1746: quatro anos atendendo quase dois mil tipos de solicitações

A oferta do novo canal não elimina os já existentes. O cidadão continua podendo acionar o 1746 para o crescimento de comunidades pelo telefone, aplicativo próprio para celulares e pelos sites www.1746.rio.gov.br e http://carioca.rio.rj.gov.br.

Criado em março de 2011, o 1746 bateu recentemente a marca de 14 milhões de ligações. Via aplicativo móvel, já foram quase 100 mil chamados abertos e quase 250 mil pela internet.

 

 

 

Fonte: Prefeitura Rio

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