Assentos com calefação, bidê incorporado e um botão que simula o som de uma cascata para disfarçar ruídos incômodos. A popularidade dos sofisticados vasos sanitários japoneses levou o governo a utilizá-los como atrativo turístico.
Os tecnológicos sanitários do país do sol nascente –cujos preços podem chegar a superar os € 2.000 –não são nada novos, mas sua crescente fama encorajou o Japão a considerá-los uma ferramenta de promoção nacional tendo em vista a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Em fevereiro, durante a celebração do Ano Novo chinês, uma multidão de turistas do país vizinho que viajaram ao Japão aproveitou para adquirir um desses utensílios, que ficou entre os produtos favoritos dos turistas chineses.
De fato, China e Taiwan são os principais consumidores desse artigo fora das fronteiras japonesas, explicou Nariko Yamashita, do departamento de comunicação da Toto, uma das principais fabricantes japonesas de vasos sanitários.
Apesar de ter vendido mais de 36 milhões de seus tecnológicos vasos no mundo todo e de ter presença em mais de 18 países e regiões, o japonês continua sendo seu nicho principal, algo que é interessante se for levado em conta que a origem desses revolucionários equipamentos não é japonesa.
Tanto a Lixil como a Toto, as firmas líderes do setor, importaram o formato da Suíça e dos Estados Unidos, onde nos anos 60 foram lançados produtos similares como equipamento médico.
"A situação econômica no Japão era propícia, especialmente com o aumento de casas novas no final dos anos 80 e 90, embora entre os japoneses não existisse o hábito de limpar com água o traseiro e utilizar um bidê", disse Yamashita.
"Em muitos países o vaso sanitário fica no mesmo cômodo que a ducha ou a banheira, e existem restrições para acrescentar novas tomadas de eletricidade. No Japão geralmente ficam em cômodos diferentes, por isso que é mais fácil instalá-lo", explicou.
Estes sofisticados equipamentos são tão populares no país asiático –77,5% dos lares japoneses contam com um– que o governo os utiliza como medidor da prosperidade nacional.
Para aumentar o número de usuários fora do Japão é importante que as pessoas os conheçam e sobretudo saiba utilizá-los", assegurou a Toto.
Por isso, agora seu objetivo é aumentar a promoção no resto do mundo e conseguir primeiro instalá-los em hotéis famosos e restaurantes
Além disso, com o objetivo de promover um primeiro contato dos estrangeiros com estes produtos, a companhia habilitou um espaço no aeroporto internacional de Narita especialmente voltado aos turistas.
Situada no Terminal 2 do complexo, a denominada "Gallery Toto" conta com dez unidades abertas ao público desde o mês de abril, nos quais os viajantes poderão descobrir logo após aterrissar as virtudes de seus refinados banheiros.
O governo japonês também quer contribuir. A ministra Arimura propôs incentivar que em todo o país os estabelecimentos públicos mantenham um alto nível em seus lavabos.
Entre as medidas também se cogitou revisar as pobres instruções em inglês dos vasos sanitários, de modo que sejam mais simples para os visitantes pouco familiarizados com eles e os incentive a adquirir um quando voltarem a seu país.
Últimas Notícias:
A Problemática dos Resíduos Sólidos no Destino Turístico Natal/RN
O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos prestadores de serviços turísticos que trabalham na Praia de Ponta Negra, no Rio Grande do Norte, sobre a problemática dos resíduos sólidos e refletir acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Mauá/SP avança nos índices de tratamento e coleta de esgoto
Em comemoração ao 7 anos de serviços prestados ao município, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário de Mauá, tem um grande motivo para celebrar: Mauá avançou ainda mais nos indicadores de coleta e tratamento de esgoto.
1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos da ABES acontecerá de 7 a 9 de maio
Com o tema “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Construindo Cidades Inteligentes”, a iniciativa é a combinação de dois eventos distintos em uma grande realização: 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde.
Oferta da Sabesp deve ter fatia primária de R$ 5 bi a R$ 6 bi
A oferta para privatização da Sabesp deve vir acompanhada de uma fatia primária, na casa dos R$ 5 bilhões a R$ 6 bilhões, três fontes com conhecimento do assunto disseram ao INSIGHT.
Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural
As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Governo do Amazonas amplia debate da universalização do saneamento básico
Até esta data, 99% da população, em todo o país, já deverá estar sendo atendida com abastecimento de água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto.