saneamento basico

SANEAGO vai à Rússia em busca novas tecnologias

Uma comitiva de técnicos da Saneago está na Rússia em busca de novas tecnologias para o setor de saneamento em Goiás. O envio da comitiva é uma continuidade do acordo básico de cooperação científica e tecnológica com empresas russas firmado em junho último, pela delegação comercial goiana, chefiada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, em Moscou.

A Rússia detém altos conhecimentos e tecnologias de ponta que estão sendo disponibilizados à Saneago, nos processos de tratamento de água, produção de cloro no próprio local da ETA, automação e telemetria, unidades de tratamento de água e efluentes por meio de nanotecnologia, com sistema de membranas microscópicas, além da tecnologia exclusiva da Rússia na exploração de aqüíferos subterrâneos (até 5 km de profundidade) por meio de satélites com detecção infravermelho e softwares especiais.

Segundo o diretor de Produção da Saneago, Mauro Henrique Nogueira Barbosa, há também a possibilidade de instalação de uma fábrica de tubulações de alta tecnologia da Rússia em Goiás, além de significativas fontes de recursos financeiros a serem disponibilizados por bancos russos para obras de água e esgoto em Goiás. Também há a possibilidade de estabelecer parceria com universidades russas, com a concessão de bolsas de estudo para que o corpo técnico da Saneago possa realizar estudos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Agenda
A comitiva da Saneago iniciou a agenda de reuniões e encontros na última segunda-feira, dia 26, no escritório da Veronezh Aqua (divisão de água da empresa russa de saneamento NPK), onde foram apresentadas tecnologias utilizadas pela empresa no tratamento de água e esgoto. A delegação também visitou a maior estação de tratamento de água e esgoto de Moscou, que atende 15 milhões de pessoas.

Hoje, dia 29, a empresa anfitriã Veronezh Aqua fará apresentações das novas tecnologias utilizadas em Telemetria e também as propostas da empresa para os representantes da Saneago.

Nesta sexta-feira, dia 30, a missão encerra os trabalhos com  uma visita ao Centro de Comunicação e Controle de Satélites, em conjunto com a Universidade Nuclear de Moscou, para apresentação de tecnologia espacial capaz de mapear e localizar reservas de água no subsolo, e uma visita à Universidade Lomonosov.

A delegação da Saneago, que retorna a Goiânia neste sábado, é formada pelos superintendentes de Tecnologia da Informação, Marco Antônio Brenner; de Tecnologia Operacional e Meio Ambiente, Wanir José Medeiros Júnior; de Comercialização, Robson Chalub Couri; de Logística, Lúcio Alvarenga; de Operações do Entorno do DF, Marco Túlio de Moura Faria; do gerente de Estudos Preliminares, Projetos de Saneamento e Hidráulica, Romis Alberto da Silva; do técnico da Supervisão de Controle de Qualidade, Thiago Rodrigues de Freitas; e do administrador Flávio Henrique da Silva Neiva, da Gerência de Desenvolvimento e Expansão do Mercado.

Fonte://www.goiasagora.go.gov.br/missao-a-russia-busca-novas-tecnologias-para-saneamento-em-goias/#sthash.PQgpATjR.dpuf

Últimas Notícias: