saneamento basico

Comunidades que não tinham saneamento básico agora têm água tratada

A água tratada está chegando às casas de famílias que não tinham acesso ao saneamento básico em Campo Grande. Por meio do Programa Água Solidária, a Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na Capital, já atende a 2.320 residências de diversas regiões em vulnerabilidade social. Somente neste ano, a ação já atendeu a comunidades dos bairros Santa Mônica, Aquarius II, Monte Alegre e Vila Bordon. Ao todo, foram instalados 774 metros de rede de água para atender 160 famílias cadastradas em 2015.

Com a iniciativa, a Águas Guariroba promove a instalação de redes de água para atender as habitações, instala medidores e cadastra todas as famílias beneficiadas na Tarifa Social, garantindo desconto de 50% na conta de água. “Quando levamos o programa para lugares que não tinham serviços básicos, estamos promovendo a inclusão destas pessoas. Levamos mais qualidade de vida com condições para ter saneamento”, afirma Diecson Prado, gestor do Água Solidária. Durante a ação, a concessionária leva uma equipe para a região atendida, recebe os moradores, realiza o cadastramento e, caso seja necessário, negocia débitos da forma que melhor se adequar ao cliente.

No bairro Santa Mônica, o programa Água Solidária iniciou as ações em 2015 e já cadastrou cerca de 60 famílias da comunidade indígena Terena, Tumuné Kalivonó (Futuro da Criança). “Quando nós buscamos cidadania, queremos exercer os nossos direitos e ter uma moradia com condições de vida, com água tratada e pagando os tributos. É assim que queremos buscar nossas conquistas aqui”, afirma Romualdo Lopes Mamede, liderança da comunidade. Somente para atender as famílias do loteamento, a Águas Guariroba implantou 260 metros de rede, que garantem água tratada para os moradores 24 horas por dia.

Ter água na porta de casa é um dos orgulhos da dona de casa Lucilene Sabino da Silva, indígena moradora da comunidade Futuro da Criança. “Tudo muda quando a gente começa a receber água em casa. É uma segurança para nós e a certeza de mais saúde para as crianças”, comenta Lucilene, que é mãe de três filhos. “Fiquei muito feliz quando vi a equipe da Águas Guariroba chegando para instalar a nossa água”, completa.

Nas áreas atendidas, as ligações clandestinas são regularizadas e é feito um acompanhamento da situação dos moradores, com orientações para o consumo consciente e até reparo de vazamentos internos. Desempregados, pessoas com doenças crônicas e famílias numerosas com renda inferior a um salário mínimo formam o público atendido pelo programa.

 

 

Fonte: A Crítica de Campo Grande

Últimas Notícias: