saneamento basico

PR: Moradores de Paranavaí reclamam da água marrom distribuída pela Sanepar

Alguns moradores de Paranavaí, no noroeste do Paraná, se surpreenderam com a cor da água que saiu das torneiras das casas nesta sexta-feira (16). Ao invés de ser incolor, a água entregue em algumas casas estava com a cor marrom. Desde domingo (11), a água distribuída no município está com a coloração amarelada.

A estudante Beatriz Ramos Lima, que mora no bairro Maracanã, diz que o problema durou em torno de uma hora. “Eu abri a torneira para lavar a louça do almoço e não consegui. A água estava marrom e, em alguns momentos, ficava preta”, descreve. A casa onde mora a estudante não possui caixa d´água e a não há filtro instalado na torneira da cozinha. Toda a família toma água tratada pela Companhia de Saneamento do Paraná. “Quando vimos à cor da água deixamos tudo de lado, não tivemos coragem de passar essa água na louça”, acrescenta.

O mesmo problema foi percebido na casa de Dayane dos Santos Possoly, localizada no Jardim André Luiz. A cor chamou tanta a atenção, que Dayane guardou uma amostra em uma jarra branca. A dona de casa conta que os dois filhos e o marido tiveram diarreia, vômito e dor de cabeça depois que a coloração da água mudou. “Nós fomos até o Pronto Atendimento Municipal e lá o médico disse que os sintomas foram causados por causa da água”, diz.

Dayane tem uma caixa d´água na casa que abastece apenas um dos banheiros e, depois de procurar atendimento no PA, instalou um filtro de água na torneira da cozinha. “No começo da semana a Sanepar disse que água estava própria para consumo, mas depois que passamos mal, não estamos confiando. Só estamos tomando água filtrada ou mineral”, detalha Dayane.

A Sanepar informou que o problema ocorre devido as fortes chuvas que caíram no último fim de semana na cidade e alagaram a área de captação. O alagamento resultou em elevadas concentrações de resíduos minerais como ferro e manganês no Ribeirão Arara, manancial de abastecimento público do município. A Companhia informou ainda que durante toda a semana os técnicos da empresa monitoram e realizam análises da água bruta e da água tratada para verificar sua potabilidade.

O órgão disse ainda que água distribuída pode ser consumida sem restrições e está totalmente em conformidade com as normas de potabilidade exigidas pelo Ministério da Saúde.

A Vigilância em Saúde do município informou que não recebeu nenhuma denúncia de problemas com água e que monitora a qualidade do liquido distribuído diariamente.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2015/01/moradores-de-paranavai-reclamam-da-agua-marrom-distribuida-pela-sanepar.html

Últimas Notícias: