saneamento basico

Imprensa internacional repercute denúncia de água contaminada em locais de provas em 2016

RIO – A reportagem da agência de notícias Associated Press (AP) sobre a má qualidade da água em locais de competições dos Jogos Olímpicos de 2016 ganhou repercussão em sites de importantes jornais e televisões de todo o mundo nesta quinta-feira. Segundo a AP, foram encontrados níveis perigosamente altos de vírus e bactérias de esgoto humano na Baía de Guanabara, Lagoa Rodrigo de Freitas e na Praia de Copacabana, e por isso atletas que participarão do evento correm o risco de contrair alguma doença.

O jornal The Guardian chamou atenção para a afirmação feita pelo biólogo marinho John Griffith, ouvido pela reportagem da AP. Ele disse que os atletas nadarão em esgoto in natura. Já a rede BBC lembrou que o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, admitiu na quarta-feira que os organizadores dos Jogos do Rio enfrentarão sérios desafios para limpar a Baía de Guanabara, onde acontecerão as provas de vela.

Já o Huffington Post lembrou o fato de autoridades brasileiras terem, recentemente, afirmado que a qualidade da água ficaria segura para os atletas. Apesar disso, o governo admitiu à agência de notícias AP que não testa as águas para vírus. A reportagem da AP afirma que encomendou quatro rodadas de testes em cada um dos três locais de competições, além da água que alcança a areia da praia de Ipanema. Ao todo, 37 amostras foram testadas para três tipos de adenovírus humano, além de rotavírus, enterovírus e coliformes fecais.

O Independent, do Reino Unido, lembrou que os testes feitos pela AP não encontraram nem sequer um local de provas seguro para os atletas. O jornal afirma ainda que a exposição aos vírus e bactérias podem acarretar problemas sérios de coração e até no cérebro.

A Reuters repercutiu a notícia com a secretaria estadual de Meio Ambiente, que refutou o estudo feito pela AP. De acordo com a agência de notícias, a secretaria garantiu que a qualidade da água nos locais de competição são aceitáveis, com excessão da Marina da Glória, de onde os barcos que participarão da competição de vela sairão.

“Tanto para os padrões europeus, como para os padrões americanos, a qualidade da água é apropriada para os eventos”, afirmou a secretaria à Reuters.

O Chicago Tribune, da cidade que perdeu para o Rio na disputa para sediar as Olimpíadas de 2016, também repercutiu a notícia, assim como a ESPN, ABC News, The Washington Times e L.A. Times.

O estudo ainda foi citado no fórum de discussão Reddit: em menos de 5 horas foi compartilhada e comentada por mais de mil internautas. Muitos falavam sobre a falta de infraestrutura do Brasil e também sobre o legado deixado em outras cidades que receberam edições das Olimpíadas de verão e inverno, como Barcelona, Atlanta, Grécia e Salt Lake City.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/rio-2016/imprensa-internacional-repercute-denuncia-de-agua-contaminada-em-locais-de-provas-em-2016-17020448#ixzz3hPwiVxqO

Últimas Notícias: