saneamento basico

PR: Possível vazamento de esgoto compromete Lago Igapó I em Londrina

Um possível vazamento de esgoto foi observado durante o final de semana na região do Lago Igapó I, vindo do canteiro entre a Rua da Canoagem e a Rua Senador Souza Naves, na zona sul de Londrina. Quem passou pelo local viu poças de água suja, inclusive com resíduos de fezes visíveis, e sentiu um forte cheiro.

O vazamento formou pequenos buracos no solo, minando o líquido sujo, que se represou nas canaletas lotadas de folhas e chegou lentamente à rede pluvial, ou seja, iria ser lançado no Lago Igapó, contaminando as águas.

O possível esgoto foi notado com mais intensidade no sábado (19), mas nesta segunda-feira (21) ainda era possível observar o caminho formado pelo resíduo e o lodo deixado. No final do ano passado, um levantamento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mostrou que parte do lago mostrava contaminação 200 vezes maior que a aceitável.

Entre as medidas necessárias para impedir o problema ambiental estava justamente a contenção do despejo irregular de esgoto, além da proteção da mata ciliar, manejo de solo e fiscalização.

Entupimento de galeria

Perto das 9h30 desta segunda-feira, uma equipe da Sanepar estave em campo para avaliar o caso. E identificaram entupimento da galeria de esgoto, fazendo com que o vazamento ocorresse em um poço de visitação. Com isso, a água infiltrou na região, indo escorrer, por baixo da terra, em direção ao Lago Igapó.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, entre as principais causas de entupimento da rede de esgoto doméstico estão o descarte de cabelo nos vasos sanitários e o despejo de gordura. Mas também é possível encontrar outros pequenos objetos que não se diluem e acabam entupindo as galerias.

A equipe que esteve no local, além de fazer a limpeza do poço de visita, com o apoio de um caminhão com sistema de hidrojateamento, faria o desentupimento da galeria de esgoto.

A orientação, por parte da Sanepar, é que as pessoas, ao verificarem esgoto transbordando das galerias, que entrem em contato urgente com a Sanepar pelo telefone 115, que há uma equipe de plantão para atender rapidamente estas emergências. O procedimento vale para qualquer dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

Últimas Notícias: