saneamento basico

São Roque terá 100% do seu esgoto tratado em 2016, diz Sabesp

A SABESP, responsável pelo abastecimento e tratamento de água e esgoto de São Roque, afirmou que o município deve ter  100% do seu esgoto coletado tratado em 2016. O anúncio foi realizado durante o encontro entre os representantes da empresa e vereadores da cidade, ocorrido na Câmara Municipal, no dia 16 de março.

O encontro foi marcado para que a empresa, que tem um contrato de prestação de serviços de 30 anos com São Roque, realizasse uma prestação de contas sobre as atividades desempenhadas no município. Entre as metas contratuais estipuladas para 2015, estava estabelecido que a empresa deveria tratar toda a rede de esgoto do município até o final do ano. Até o momento, o município sofre por não ter qualquer tratamento da rede de esgoto e a SABESP já admite que não será possível reverter totalmente este quadro ainda neste ano.

A rede de esgoto municipal tem sido o grande vilão e o maior desafio enfrentado pela SABESP na cidade, já que além de não conseguir cumprir a meta de tratamento, a empresa também não conseguirá atender as metas estabelecidas com relação a cobertura da rede de esgoto. Segundo uma tabela apresentada durante a apresentação aos vereadores, a empresa tinha uma meta de que 90% do município recebesse cobertura de rede de esgoto, um prazo que deve ficar também para 2016, embora atualmente 67,60% de São Roque já esteja coberta.

Segundo o Superintendente da Sabesp na região, Mario Eduardo P. Affonseca, este atraso no cronograma se deve ao alto grau de complexidade das obras, que tem um valor estipulado em aproximadamente R$ 40 milhões. “Existe uma série situações que dificultam a realização destas obras. Estamos falando de muitos quilômetros de coletores, então é aceitável que uma obra deste porte atrase seis ou doze meses. O importante é que estes empreendimentos não foram paralisados em nenhum momento, sendo que houve um investimento de R$20 milhões somente nestes trabalhos de esgoto”, afirmou o Superientente.

Mario também garantiu que o atraso do cronograma não irá atrasar outros empreendimentos da SABESP no município e que, com exceção do esgoto, todas as outras metas do ano em abastecimento e tratamento de água serão cumpridas dentro dos prazos. O funcionário também afirmou que os trabalhos ligados ao esgoto continuam. “Até o fim do ano, nós trataremos uma parcela importante do esgoto de São Roque”, completa.

Apesar dos atrasos, Mario informa que São Roque é uma grande parceira da SABESP e que inúmeros investimentos têm sido realizados no município, que tem sofrido grandes avanços no setor de abastecimento de água e atendimento ao cliente. “Passamos por uma crise hídrica sem precedentes e São Roque não sofreu com falta de água, que é uma das melhores em termos de qualidade na região”, salienta o Superintendente, ao afirma que mais avanços estão previsto para São Roque no futuro.

 

Fonte: JE Online

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »