saneamento basico

Construção do sistema de fossa séptica biodigestora adaptada para várzeas estuarinas do Rio Amazonas

Apresentação

O saneamento básico é reconhecido como elemento central para a melhoria da saúde no Brasil e, também, como parte importante da agenda pública do País. É urgente a necessidade de soluções para o tratamento do esgoto doméstico e melhorias nos precários índices relacionados ao setor. No caso da Amazônia, particularmente, nas áreas alagadas de várzea, a implementação dessas soluções é ainda mais complicada, necessitando de tecnologias específicas devido às peculiaridades geográficas da Amazônia.

A Fossa Séptica Biodigestora (FSB) adaptada para áreas de várzea atende às necessidades básicas de saneamento das comunidades ribeirinhas que vivem no estuário, em áreas sujeitas a inundações diárias devido às marés oceânicas. Além de ajudar a diminuir os problemas de saúde pública, principalmente, relacionados às doenças transmitidas via hídrica, o uso da FSB adaptada, também está gerando interesse pela possibilidade de utilização do efluente como biofertilizante.

As adaptações na FSB envolveram questões como a suspensão da fossa, pois na várzea não é possível enterrá-la devido à inundação, uso de caixas de polietileno, uso de novos inoculantes, substituição de peças hidráulicas e conexão dos gases a um sistema de saída do efluente canalizado. Essas adaptações foram testadas e validadas em parceria com a Associação de Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic), Contrato-Convênio no 02/2014, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Espera-se com esta obra, que qualquer pessoa ou população que busque uma alternativa para tratamento de esgoto doméstico em áreas de várzea, encontre, de forma clara e objetiva, os principais direcionamentos para iniciar e finalizar a construção desse sistema de tratamento. Trata-se de um sistema eficiente, simples em termos de construção e manutenção, que evita a poluição dos rios pelo esgoto sanitário, promovendo a saúde, o bem-estar e, consequentemente, o desenvolvimento local.

Introdução

A fossa séptica biodigestora (FSB) é uma solução tecnológica para tratamento de esgoto em áreas rurais, sendo um sistema simples e de baixo custo. Com esse sistema é possível tratar o esgoto dos banheiros (fezes e urina humanas) de forma eficiente, eliminando o mau cheiro e reduzindo os micróbios que podem causar doenças. Essa tecnologia social de saneamento ambiental, foi desenvolvida pela Embrapa Instrumentação, em 2001, para atender comunidades rurais.

A tecnologia vem sendo utilizada em várias comunidades espalhadas pelo Brasil e faz parte do programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”, que conta com um recurso adicional específico para tratamento de esgoto com a fossa séptica biodigestora. Essa tecnologia visa reduzir o uso de fossas negras e sumidouros, a contaminação do solo, bem como o lançamento do esgoto não tratado nos rios. Ela permite ainda que o adubo líquido (efluente) que sai no final da fossa, seja utilizado na fertilização de plantas.

A FSB foi desenvolvida e validada para ambiente de terra firme, mas precisava de adaptações para o ambiente inundado da várzea (Figura 1).

Nesta cartilha, estão registradas as adaptações para tratamento do esgoto em áreas alagadas, testadas durante o projeto “Manejo comunitário integrado de recursos ambientais do estuário amazônico”. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic), com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O presente trabalho técnico foi validado durante uma oficina prática na Ilha das Cinzas, Gurupá, PA, quando moradores locais que participaram da instalação dos sistemas-piloto, a utilizaram para montagem de mais uma fossa. As observações feitas pelos moradores e técnicos presentes foram anotadas no próprio esboço da cartilha, para ampliar a possibilidade de uso por qualquer pessoa que tenha interesse em montar uma FSB. O objetivo desta publicação é orientar a construção da fossa, de maneira prática e operacional.

Autores: Bruna Rocha de Oliveira; Marcelino Carneiro Guedes; Ana Cláudia Lira-Guedes; Carlos Renato Marmo; Railan Coelho Sarges e Janaina Barbosa Pedrosa Costa.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »