saneamento basico

Santos/SP tem menor perda de água entre cidades da Baixada Santista

Embora tenha melhor colocação do Brasil, mais de 14% de tudo o que sai pelos canos para distribuição ainda é perdido no caminho

Santos é a cidade com menor Índice de Perda na Distribuição (IPD) de água potável do Brasil. Mas o número não é perto do zero: 14,33% de tudo o que sai pelos canos para distribuição é perdido no caminho, seja em vazamentos, fraudes ou ligações clandestinas.

Além dos impactos ambiental e financeiro, os dados – do Instituto Trata Brasil – mostram a desigualdade da região no tema: enquanto Santos é a cidade com menor IPD do País, São Vicente e Guarujá estão abaixo da média nacional nessa lista.

No Brasil, a média de perda é de 38,3%. São Vicente chega a perder 56,6% do total que seria faturado pela Sabesp. Esse índice é próximo da média do sexto pior estado do Brasil no quesito, Rondônia. Guarujá também não vai bem. Tem IPD de 48,9%. Ou seja, quase a metade da água que sai para distribuição é perdida.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »